Artigo 1868 da Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

Institui o Código Civil.
Art. 1.868. O testamento escrito pelo testador, ou por outra pessoa, a seu rogo, e por aquele assinado, será válido se aprovado pelo tabelião ou seu substituto legal, observadas as seguintes formalidades:
I - que o testador o entregue ao tabelião em presença de duas testemunhas;
II - que o testador declare que aquele é o seu testamento e quer que seja aprovado;
III - que o tabelião lavre, desde logo, o auto de aprovação, na presença de duas testemunhas, e o leia, em seguida, ao testador e testemunhas;
IV - que o auto de aprovação seja assinado pelo tabelião, pelas testemunhas e pelo testador.
Parágrafo único. O testamento cerrado pode ser escrito mecanicamente, desde que seu subscritor numere e autentique, com a sua assinatura, todas as paginas.
Maria Mota Adv, Advogado
há 3 meses

Das Formas de Testamento

DAS FORMAS DE TESTAMENTO A presente pesquisa tem como finalidade analisar de modo breve as formas e cabimento de cada forma de testamentos presentes no ordenamento jurídico brasileiro, do qual, venha…
2
0
Simone Balbo, Bacharel em Direito
há 6 meses

Planejamento Patrimonial

1 INTRODUÇÃO Tratar de sucessão em vida é um tema que em muitos ciclos familiares pode ser constrangedor ou considerado um ato insensível. Ocorre que o direito sucessório, que regula a transmissão…
1
0
Bianca Bernardes, Advogado
ano passado

Efeitos das modalidades sucessórias quanto à preservação da harmonia nas relações familiares

1 INTRODUÇÃO A partilha da herança sempre foi um momento marcado por conflitos familiares, os quais levam a uma cisão na família devido à falta de acordo entre os herdeiros. A partir desse fator,…
2
0

Algumas notas sobre o testamento e a sucessão hereditária

ALGUMAS NOTAS SOBRE O TESTAMENTO E A SUCESSÃO HEREDITÁRIA Rogério Tadeu Romano I – O CONCEITO DE TESTAMENTO Testamento é o ato pelo qual a pessoa dispõe de seu patrimônio e estabelece providências de…
1
0

Testamento: Breves considerações

A herança é transmitida aos herdeiros quando é aberta a sucessão , a qual ocorre com a morte do de cujus. A sucessão pode ser legitima, quando se dá por lei; ou testamentária, quando por disposição…
1
0
Leandro Fialho, Advogado
ano passado

Testamento: como escolher a modalidade adequada para o seu caso

Você já pensou em deixar suas questões patrimoniais e hereditárias resolvidas antes de partir? O testamento é uma opção para quem deseja deixar seus bens para pessoas específicas e garantir que seus…
1
0

Planejamento Sucessório

Ao reconhecermos a morte como um evento concreto, real e de uma iminência imprevisível somos impelidos a planejar o futuro dos que nos sucedem nos mais diversos campos, entre eles talvez o assunto…
1
0

Testamento: entenda as espécies e particularidades

Como fazer um testamento? O testamento consiste num importante instrumento jurídico, por meio do qual o titular dispõe sobre o seu patrimônio, manifestando sua vontade sobre a destinação de seus bens…
1
0

O Testamento como forma de planejamento sucessório.

Se tem um momento na vida que vai chegar para todas as pessoas, será o de falecimento, todos nos sem exceção passaremos por este momento. Momento que se torna único e traz muita mobilização para a…
1
0

Conheça o “testamento cerrado” e o motivo por ele estar quase caindo em desuso.

Dentre as formas ordinárias de se elaborar um testamento, o testamento cerrado está previsto entre os artigos 1.868 e 1.875 do Código Civil . Também conhecido como secreto, fechado ou místico,…
5
0