Artigo 27 da Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990

CDC - Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990

Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências.
Art. 27. Prescreve em cinco anos a pretensão à reparação pelos danos causados por fato do produto ou do serviço prevista na Seção II deste Capítulo, iniciando-se a contagem do prazo a partir do conhecimento do dano e de sua autoria.
Parágrafo único. (Vetado) .
Dr. Artur Brito, Advogado
há 12 dias

Block List - SCR

Introdução   O Sistema de Informações de Crédito (SCR), a chamada "block list" e a manutenção indevida de dívidas são temas cruciais no direito do consumidor, especialmente quando se trata de acordos…
1
0
Rafael Bueno, Advogado
há 2 meses

Dívida de empréstimo consignado prescreve quando?

Ter um consignado é algo que ajuda para diversos planos e situações, seja para aquela viagem, reforma, até para quitar de vez aquela dívida. E o consignado, devido aos seus juros baixos e sua forma…
14
4
Lucas R Vital, Advogado
há 2 meses

Reajustes Abusivos em Planos de Saúde

A ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar - regula todos os planos de saúde (individuais e coletivos) contratados ou adaptados a partir de 1 de janeiro de 1999, ou seja, assinados após o início…
2
0

[Artigo] Garantia e responsabilidade do empreiteiro no contrato de empreitada

GARANTIA E RESPONSABILIDADE DO EMPREITEIRO NO CONTRATO DE EMPREITADA Juliani Soares Guilherme Nascimento Neto RESUMO O presente artigo tem como objeto a responsabilidade civil do empreiteiro diante…
2
0
Cristiano Simão, Advogado
há 3 meses

Desafios na Aquisição de Imóveis e a Responsabilidade dos Construtores

Adquirir um imóvel é uma realização significativa, mas a desagradável descoberta de vícios pode transformar essa conquista em decepção. Esses vícios, sejam aparentes ou ocultos, variam desde…
2
0
Duda Mariano, Estudante de Direito
há 4 meses

Questões pertinentes da responsabilidade civil do profissional de medicina

 O médico compromete-se com a prestação de um serviço a ser executado com atenção as técnicas cientificas disponíveis. Trata-se de uma obrigação de meio, enquanto profissionais liberais adquirem a…
1
1

Mínimo Para Se Saber – Simplificando A Vida Do Acadêmico De Direito – Direito Do Consumidor

TÓPICO 01: FUNDAMENTOS, EVOLUÇÃO E PRINCIPIOS DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR Tema 01: Evolução Histórica do Direito do Consumidor no Mundo e no Brasil e Fundamentos do Direito do Consumidor O Direito do…
2
0

Responsabilidade civil do fornecedor pelo fato do produto à luz do CDC

1. Introdução Com o advento da Revolução Industrial que se iniciou na Inglaterra entre os Séculos XVIII e XIX, gerou uma grande migração da população da área rural para os centros urbanos. Essa nova…
1
0

Perguntas Frequentes: Processo de erro médico em cirurgia mal feita

A indenização em casos de erro médico por cirurgia mal feita é um assunto que gera dúvidas entre os pacientes. Considerando se tratar de questão delicada, as decisões do Poder Judiciário podem…
3
1

A cobrança de diária de 24 horas em hotéis que tem check-in às 15:00h e check-out às 12:00h

COMENTÁRIO DE JURISPRUDÊNCIA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE HOTELARIA. PERÍODO DA DIÁRIA (24 HORAS). LEI 11.771/08 E DECRETO 3.781/10. PRETENSÃO DE REDUÇÃO DO VALOR DA DIÁRIA EM FACE DE ALEGADA REDUÇÃO DO…
3
0