Art. 26 do Código de Defesa do Consumidor - Lei 8078/90

CDC - Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990

Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências.
Art. 26. O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em:
I - trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis;
II - noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.
§ 1º Inicia-se a contagem do prazo decadencial a partir da entrega efetiva do produto ou do término da execução dos serviços.
§ 2º Obstam a decadência:
I - a reclamação comprovadamente formulada pelo consumidor perante o fornecedor de produtos e serviços até a resposta negativa correspondente, que deve ser transmitida de forma inequívoca;
II - (Vetado).
III - a instauração de inquérito civil, até seu encerramento.
§ 3º Tratando-se de vício oculto, o prazo decadencial inicia-se no momento em que ficar evidenciado o defeito.

Vício oculto nas relações de consumo automotivo.

sob a condição de vício oculto. Tal conclusão pode ser tirada dos Artigos 18 , § 1º e 26 §§ 1º e 3º do Código de Defesa do Consumidor... estipula que os prazos são contados a partir do momento em …
Gleice Badia, Advogado
há 6 dias

“Reflexos da pandemia de coronavirus nas relações de consumo.”

“Reflexos da pandemia de coronavirus nas relações de consumo.” · O Código de Defesa do Consumidor traz, em seu artigo 6... que estas deverão ser manifestadas normalmente pelo consumidor, via …
Lucas Campagnolo, Advogado
há 21 dias

Golpe da garantia contratual estendida!

Algumas lojas, principalmente ligadas a eletrodomésticos lucram indevidamente oferecendo contratos que vezes chamam de garantia estendida ou seguros, os responsáveis pelo estabelecimento orientam os…
Diego Claro, Advogado
há 23 dias

Responsabilidade Civil nas Relações de Consumo

A RESPONSABILIDADE CIVIL NAS RELAÇÕES DE CONSUMO CIVIL LIABILITY IN CONSUMER RELATIONS DIEGO FABIANO CLARO ALVES OAB/SP 430.926 A época Graduando pela faculdade de Direito Universidade Braz Cubas…
há 28 dias

Da Decadência do Código de Defesa do Consumidor

A Seção que abrange os artigos 26 e 27 do Código De Defesa Do Consumidor trata da decadência e da prescrição nas relações consumeristas. O código separou as duas realidades. Tratou da decadência no…
há 28 dias

Da Prescrição no Código de Defesa do Consumidor

Prescreve o artigo 27 do Código de Defesa do Consumidor: Art. 27. Prescreve em cinco anos a pretensão à reparação pelos danos causados por fato do produto ou do serviço prevista na Seção II deste…

O Código de Defesa do Consumidor e as Perspectivas de Poder de Justiça do PROCON

Em 2020, o consumidor brasileiro comemora 30 anos da promulgação do Código de Defesa do Consumidor ( CDC ), através da Lei No 8.078 , de 11 de setembro de 1990, cuja previsão legal já se fazia na…
Nicholas Merlone, Advogado
mês passado

Quais são os objetos da relação de consumo? E os serviços bancários?

Traremos neste artigo breves noções sobre os objetos da relação de consumo (bens ou produtos / serviços), bem como apontamentos sobre os serviços bancários. Primeiro, assim, tratemos das definições…
Robner Malheiros, Estudante de Direito
mês passado

Comprei um produto e deu problema, o que devo fazer?

Hodiernamente, vemos em nosso cotidiano problemas relacionados ao consumidor, temos os nossos direitos lesados frequentemente. Porém, muitas vezes preferimos arcar com o prejuízo do que buscarmos de…

Correção do saldo devedor e das prestações dos contratos imobiliários submetidos às normas do Sistema Financeiro de Habitação - SFH

Foi reconhecido pelo Superior Tribunal de Justiça que o saldo devedor e as prestações dos contratos imobiliários submetidos às normas do Sistema Financeiro de Habitação devem ser corrigidos, nos…