Parágrafo 1 Artigo 18 da Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990

CDC - Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990

Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências.
Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.
§ 1º Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:
I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;
II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;
III - o abatimento proporcional do preço.

Vícios ocultos em veículos e os direitos do consumidor

A Constituição Federal Brasileira estabeleceu a obrigação de o Estado promover a defesa do consumidor (art. 5º, XXXII, CF). Da mesma maneira, a defesa do consumidor foi erigida a princípio da ordem…
Raphael Machado, Advogado
mês passado

Loja não pode obrigar consumidor a aceitar estorno em vale compras

que irá devolver em vale compras. Tal prática é ilegal, pois o Código de Defesa do Consumidor em seu artigo 18, § 1º, diz...Loja não pode obrigar consumidor a aceitar estorno em vale compras O …
Oton Nasser, Advogado
mês passado

Aplicação de multa abusiva e desproporcional a empresa privada

de controle pela Justiça. Nesse sentido, se faz necessário observar que o artigo 57 do Código de Defesa do Consumidor... de reclamações por vício em produtos após o prazo de 30 (trinta) dias …

Prazo da prescrição da pretensão do consumidor para se recompor dos prejuízos decorrentes de vício no imóvel

de vício no imóvel. De acordo com o a art. 1º do Código de Defesa do Consumidor, as suas normas objetivam a proteção e defesa... sobre cobrança de taxas, tarifas e encargos bancários [1] . Já o art.…
há 2 meses

Me arrependi da compra, posso cancelar?

avariado, caso não o faça dentro do prazo , nasce para o consumidor, alternativamente e a sua escolha , conforme o artigo... 18, §1º, do CDC , as opções de : TROCAR O PRODUTO - Por outro da mesma …
Marcela Larissa, Bacharel em Direito
há 3 meses

Saiba quais direitos o CDC dispõe em relação a compras online

seja esse o seu problema, o artigo 18 §1º e seus incisos vai informar sobre alguns meios de solucionar o problema em caso de produtos... de defesa do consumidor a respeito de compras realizadas …

Black Friday - 05 dicas na hora de comprar.

apenas para a "suposta" aplicação do desconto. Tal prática é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor, tratado... ou não durável, art. 18, § 1º. No entanto, sendo o produto não durável, o …

Black Friday - 05 dicas na hora de comprar.

de Defesa do Consumidor, tratando-se de publicidade enganosa ou abusiva, prevista no artigo. 37, § 1°. #Dica 02 - Muita... de até 30 dias, sendo produto durável ou não durável, art. 18, § 1º. No …

Da (In)Aplicabilidade do Art. 49 do Código de Defesa do Consumidor em Tempos de Pandemia, em Virtude do Coronavírus (COVID-19)

a qualidade ou quantidade. Para tanto, poderá o consumidor socorrer-se da hipótese prevista no art. 18, §1º do Código...Da (In)Aplicabilidade do Art. 49 do Código de Defesa do Consumidor em Tempos …
Rômulo Borsatto, Advogado
há 5 meses

Quando tenho direito à troca imediata do produto defeituoso?

de Defesa do Consumidor, artigo 18, §1°). No entanto, o próprio código traz uma exceção quando se tratar de um produto... ( Código de Defesa do Consumidor, artigo 18, §3°). A jurisprudência trata …