Artigo 14 da Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990

CDC - Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990

Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências.
Art. 14. O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.
§ 1º O serviço é defeituoso quando não fornece a segurança que o consumidor dele pode esperar, levando-se em consideração as circunstâncias relevantes, entre as quais:
I - o modo de seu fornecimento;
II - o resultado e os riscos que razoavelmente dele se esperam;
III - a época em que foi fornecido.
§ 2º O serviço não é considerado defeituoso pela adoção de novas técnicas.
§ 3º O fornecedor de serviços só não será responsabilizado quando provar:
I - que, tendo prestado o serviço, o defeito inexiste;
II - a culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro.
§ 4º A responsabilidade pessoal dos profissionais liberais será apurada mediante a verificação de culpa.

Como lidar com imprevistos na hospedagem?

Em um cenário ainda distante do controle da propagação do vírus Covid-19 no Brasil, permanecem as orientações do necessário distanciamento social, evitando aglomerações e mantendo o uso de máscaras.

A mulher como protagonista nas relações de consumo

Quando se fala em direito dos consumidores a primeira coisa que vem em mente é sobre a aquisição de produto, incluindo ainda a contratação de algum serviço e com isso podemos concluir que a busca por…
Matheus Castro, Estudante de Direito
há 3 dias

O Direito a informação nas relações de consumo no Instagram

O DIREITO A INFORMAÇÃO NAS RELAÇÕES DE CONSUMO NO INSTAGRAM Matheus de Castro Holanda [1] RESUMO Este artigo tem como objetivo analisar a proteção do código de defesa do consumidor ao Direito a…

Aspectos importantes da responsabilidade civil do cirurgião-dentista

O cirurgião-dentista que atua em seu consultório particular é entendido como profissional liberal, no sentido amplo do termo. Neste ponto, sabe-se que o profissional liberal é a pessoa física que…

Plano de Saúde Não Terá que Fornecer Medicamentos

Pode a Operadora de Plano de Saúde Se negar a fornecer medicamentos? Depende. Operadoras de Planos de Saúde só estão obrigadas caso exista registro na Anvisa . Os Tribunais, em especial STJ, têm…
Rodrigo Castro, Advogado
há 9 dias

Nova visão acerca do dano moral decorrente do atraso de voo

O atraso no voo pode gerar diversos problemas ao consumidor do serviço de transporte aéreo, podendo acarretar em uma ansiedade maior em chegar ou retornar ao local de férias, atraso para um trabalho…

A publicidade digital e o Código de Defesa do Consumidor

A publicidade nas redes sociais entrou em maior expansão com a pandemia do COVID-19,isto porque o espaço virtual utilizado pelas empresas traz a comodidade dos serviços que podem ser escolhidos com…

Responsabilidade Civil de Blogueiros que promovem propaganda enganosa.

NÚBIA GUIMARÃES ZANQUINI PEREIRA THATIELE JORDANE PEREIRA RESPONSABILIDADE CIVIL DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS E BLOGUEIROS CARACTERIZADOS COMO FORNECEDORES NA RELAÇÃO DE CONSUMO BELO HORIZONTE 2021…

A eficácia horizontal dos direitos fundamentais e as mídias e redes sociais

A eficácia horizontal dos direitos fundamentais e as mídias e redes sociais Resumo : No presente trabalho, a autora analisa os fundamentos teóricos da eficácia horizontal dos direitos fundamentais no…

Responsabilidade Civil e os Danos Morais diante da Publicidade Enganosa ou Abusiva.

1. Introdução Uma das ações mais comuns nos juizados brasileiros é a de danos morais e quando decorrem das relações de consumo segundo os dados do CNJ – 2019 1 , no entanto, não são devidamente…