Artigo 15 da Constituição Federal de 18 de Setembro de 1946

Constituição Federal de 18 de Setembro de 1946

Art 15 - Compete à União decretar impostos sobre:
I - importação de mercadorias de procedência estrangeira;
II - consumo de mercadorias;
III - produção, comércio, distribuição e consumo, e bem assim importação e exportação de lubrificantes e de combustíveis líquidos ou gasosos de qualquer origem ou natureza, estendendo-se esse regime, no que for aplicável, aos minerais do País e à energia elétrica;
IV - renda e proventos de qualquer natureza;
V - transferência de fundos para o exterior;
VI - negócios de sua economia, atos e instrumentos regulados por lei federal.
§ 1º - São isentos do imposto de consumo os artigos que a lei classificar como o mínimo indispensável à habitação, vestuário, alimentação e tratamento médico das pessoas de restrita capacidade econômica.
§ 2º - A tributação de que trata o nº III terá a forma de imposto único, que incidirá sobre cada espécie de produto. Da renda resultante, sessenta por cento no mínimo serão entregues aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, proporcionalmente à sua superfície, população, consumo e produção, nos termos e para os fins estabelecidos em lei federal.
§ 3º - A União poderá tributar a renda das obrigações da dívida pública estadual ou municipal e os proventos dos agentes dos Estados e dos Municípios; mas não poderá fazê-lo em limites superiores aos que fixar para as suas próprias obrigações e para os proventos dos seus próprios agentes.
§ 4º - A União entregará aos Municípios, excluídos os das Capitais, dez por cento do total que arrecadar do imposto de que trata o nº IV, feita a distribuição em partes iguais e aplicando-se, pelo menos, metade da importância em benefícios de ordem rural.
§ 5º - Não se compreendem nas disposições do nº VI, os atos jurídicos ou os seus instrumentos, quando forem partes a União, os Estados ou os Municípios, ou quando incluídos na competência tributária estabelecida, nos arts., 19 e 29 .
§ 6º - Na iminência, ou no caso de guerra externa, é facultado à União decretar impostos extraordinários, que não serão partilhados na forma do art. 21 e que deverão suprimir-se gradualmente, dentro em cinco anos, contados da data da assinatura da paz.

Supremo Tribunal Federal STF - RECURSO EXTRAORDINÁRIO : RE 5023667-06.2014.4.04.7205 SC 5023667-06.2014.4.04.7205

Supremo Tribunal Federal EmentaeAcórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 59 27/09/2021 PLENÁRIO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 1.063.187 SANTA CATARINA RELATOR : MIN. DIAS TOFFOLI RECTE.(S) : UNIAO…

Petição - Ação Irpj/Imposto de Renda de Pessoa Jurídica de Elevações Portuárias

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DA VARA FEDERAL EM SANTOS/SP, ELEVAÇÕES PORTUÁRIAS S/A , pessoa jurídica de direito privado, com sede na cidade de Santos - Estado de São Paulo, na ,…
Lucas Athayde, Advogado
há 3 meses

A Imunidade Tributária Implícita do Mínimo Existencial na Constituição da República Federativa do Brasil

RESUMO O presente trabalho tem como cerne identificar se há previsão na Constituição da Republica Federal do Brasil de 1988 da imunidade tributária do mínimo existencial, quais são os princípios e…

Petição - Ação Representação comercial contra Vf Service Representacao

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR FEDERAL JOHONSOM DI SALVO, DA SEXTA TURMA, DO EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3a REGIÃO. Apelação Processo n.° VF SERVICE REPRESENTAÇÃO LTDA. , pessoa…

Petição - Ação Representação comercial

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) FEDERAL DA 2a VARA DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE OSASCO - SP Mandado de Segurança Processo n° VF SERVICE REPRESENTAÇÃO LTDA ., devidamente qualificada nos…

Petição - Ação Representação comercial contra Vf Service Representacao

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA ___a VARA DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE OSASCO - SP. URGENTE Pedido Liminar VF SERVICE REPRESENTAÇÃO LTDA., pessoa jurídica de direito privado regularmente…

Petição - Ação Representação comercial contra Vf Service Representacao

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR FEDERAL JOHONSOM DI SALVO, DA SEXTA TURMA, DO EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3a REGIÃO Agravo Interno Processo n° VF SERVICE REPRESENTAÇÃO LTDA. , já…

Petição - Ação Incidência sobre Férias Compensadas

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ do juizado especial federal cível DE SANTOS/SP PROCESSO Nr: AUTUADO EM 20/08/2019 ASSUNTO: 030201 - IRPF/IMPOSTO DE RENDA DE PESSOA FÍSICA - IMPOSTOS CLASSE: 1 -…

Petição - Ação Incidência sobre Férias Compensadas

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ do juizado especial federal cível DE SANTOS/SP PROCESSO Nr: AUTUADO EM 20/08/2019 ASSUNTO: 030201 - IRPF/IMPOSTO DE RENDA DE PESSOA FÍSICA - IMPOSTOS CLASSE: 1 -…

Petição Inicial - Ação Compensação de Prejuízos de Fupresa

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA __a VARA DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE SÃO - SP FUPRESA S/A, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n° , estabelecida na CEP 054.77-000 (…

Termo ou Assunto relacionado