Inciso VI do Artigo 6 da Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990

CDC - Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990

Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências.
Art. 6º São direitos básicos do consumidor:
VI - a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos;
Gabriel Couto, Advogado
há 20 dias

Golpes no Airbnb: como ser indenizado judicialmente

Introdução: O Airbnb é uma plataforma popular para locação de imóveis temporários, porém, infelizmente, nem todas as experiências são positivas. Golpes envolvendo reservas fraudulentas e imóveis…
1
0

A responsabilidade objetiva das Instituições Financeiras em casos de "Golpe do Falso Funcionário"

O Código Civil dispõe acerca do ato ilícito e de seu consequente dever de indenizar em seus arts. 186 e 927, enquanto o Código de Defesa do Consumidor, integralmente aplicável ao presente caso,…
0
0
Gabriel Couto, Advogado
há 22 dias

Acidentes de Uber: Conheça Seus Direitos

Introdução: Em um cenário de crescente utilização de serviços de transporte por aplicativo, como o Uber, é fundamental que os consumidores estejam cientes de seus direitos em casos de acidentes.
1
0
Bruno Boscatti, Advogado
mês passado

A responsabilidade sobre furtos cometidos em estabelecimentos comerciais

Com o grande número de furtos ocorridos no país, muito se questiona acerca da responsabilidade dos estabelecimentos comerciais quando tal fato tem como cenário seu interior. Com o atual cenário de…
1
0
Claudia Rampini, Advogado
mês passado

Trombose Venosa Profunda na Gravidez e a Cobertura dos Planos de Saúde.

A Trombose Venosa Profunta (TVP) na gravidez é um diagóstico determinante no aumento da mortalidade maternofetal. Está intimamente ligada à ocorrência de embolia pulmonar, condição que pode ser…
2
0
Carlos Cueto, Advogado
mês passado

Proteção Legal aos Passageiros: Como Agir Diante de Problemas com Companhias Aéreas

Viajar de avião deveria ser uma jornada tranquila e agradável, mas imprevistos como overbooking, atrasos e cancelamentos de voos, negativas de reembolso e problemas com bagagens podem causar…
5
0
Êrika Dantas, Advogado
há 2 meses

PUBLICIDADE ABUSIVA: Limites à Liberdade de Expressão Comercial e Responsabilidade pelos Danos Causados ao Consumidor por Conteúdo Publicitário Discriminatório

Resumo: O presente artigo versa sobre o tema da publicidade abusiva discriminatória, sobre os limites à liberdade de expressão comercial e sobre a responsabilidade civil dos agentes pelos danos…
1
0

Ações Judiciais mais Recorrentes contra Locadoras de Veículos

1. Cobrança Indevida: (Exemplos: Cobrança de taxa de franquia após acidente não culposo; Cobrança de valores indevidos após a devolução do veículo; Cobrança de tarifas abusivas; Inscrição indevida em…
1
0

O uso da Inteligência Artificial pode ser considerada trapaça (cheat) em jogos Online?

Indiscutivelmente, extrair vantagens do jogo utilizando-se de scripts, programas, hacks ou falhas (bugs) é considerado trapaça. O uso de programas de terceiros que afeta a jogabilidade ou aparência…
1
0

O dano moral como efeito punitivo pedagógico no ordenamento jurídico Brasileiro.

O DANO MORAL COMO EFEITO PUNITIVO PEDAGÓGICO NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO ANNA BEATRIZ SILVA DORNELES RESUMO O presente artigo tem como objetivo abordar a temática do dano moral como um efeito…
1
0