Artigo 3 da Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990

CDC - Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990

Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências.
Art. 3º Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.
§ 1º Produto é qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial.
§ 2º Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista.
Juliano Mello, Bacharel em Direito
há 7 dias

Escola deve responder por acidente envolvendo aluno?

Uma escola municipal, no estado de Goiás, foi condenada , já em segunda instância, a indenizar um aluno pelo acidente que este sofreu durante uma aula de educação física. A bola utilizada na aula foi…

Smart Contracts sob a ótica do Direito do Consumidor

Ronetna Klaryssa Pryscilla Vieira Laviola Ribeiro Advogada. MBA em Gestão e Negócios Jurídicos pela FGV/RJ, com extensão em Direito Empresarial pela Universidade de Coimbra. Pós-graduanda em Direito…

Cancelamentos de cruzeiros e a responsabilidade do transportador

Dois navios de cruzeiro chegaram ao porto da cidade de Santos (SP) com inúmeros casos confirmados de covid-19 em seus passageiros e em diversos membros da tripulação, que contraíram essa enfermidade…

Teoria da responsabilidade civil: acidentes aéreos

A teoria da responsabilidade civil tem por objetivo determinar em que condições uma pessoa pode ser considerada responsável pelo dano sofrido à integridade física, à honra ou aos bens causados a…

Responsabilidade Civil dos estacionamentos e o Código de Defesa do Consumidor

INTRODUÇÃO A responsabilidade civil consiste na obrigação de indenizar os danos causados a terceiro decorrente de violação a um direito que pode derivar de uma relação jurídica contratual ou…

Aplicam-se regras do Código de Defesa do Consumidor em contrato de promessa de compra e venda de imóvel

  O presente artigo poderá ser relevante para aqueles que atuam no ramo imobiliário, sejam estes, corretores de imóveis ou particulares que desejam negociar um imóvel e, também, advogados que atuam…

A Pandemia da Covid-19 e Suas Implicações na Evolução do Comércio Eletrônico frente ao Código de Defesa do Consumidor

Com a chegada da globalização no mundo, muito se indagou sobre os impactos das grandes evoluções que vieram com o evento, dentre eles, o forte investimento e implementação do sistema capitalista,…

O banco digital sumiu com meu dinheiro!!!!

Cresceu nos últimos anos a utilização de plataformas eletrônicas de “meio de pagamento”, dentre elas o PicPay, o Mercado Pago, e tantos outros. O cliente contrata o serviço e realizam todos os seus…

O que fazer se for vítima de fraude bancária?

por Isabella Bettoni É muito comum que ocorram fraudes bancárias, podendo ser, por exemplo, a criação de contas por terceiros com documentos falsos, realização de empréstimos ou transferências…
Consumidor News, Bacharel em Direito
há 2 meses

Qual o prazo de conserto de um produto na garantia?

A temporada de compras natalinas já está chegando, sendo inaugurada pela Black Friday, a qual no Brasil já ocupa todo o mês de novembro. A compra de um produto quase sempre representa a satisfação de…