Artigo 2 da Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990

CDC - Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990

Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências.
Art. 2º Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final.
Parágrafo único. Equipara-se a consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, que haja intervindo nas relações de consumo.
Valmir Júnior, Advogado
há 4 dias

Posso desistir do imóvel que comprei na planta e ainda não recebi?

A compra de um imóvel ainda em construção ou incorporação é geralmente chamada de “imóvel na planta” e costuma ser a forma mais comum para a aquisição da sonhada casa própria. Porém, a vida em alguns…
1
0
Valmir Júnior, Advogado
há 4 dias

Comprei uma cota de Resort posso desistir e pedir o dinheiro de volta?

A casa de veraneio para uma viagem de descanso é um sonho de muitos brasileiros e a comercialização da chamada “multipropriedade” é uma excelente alternativa criada pelo mercado hoteleiro. O que é a…
1
0

Cláusulas contratuais referentes à remuneração do atleta profissional de futebol: direito à imagem, arena e verbas rescisórias

CLÁUSULAS CONTRATUAIS REFERENTES À REMUNERAÇÃO DO ATLETA PROFISSIONAL DE FUTEBOL: DIREITO À IMAGEM, ARENA E VERBAS RESCISÓRIAS [1] João Pedro Barbosa Freitas [2] RESUMO O presente trabalho visa…
1
0
Cassiano Zanch, Estudante de Direito
há 8 dias

Responsabilidade Civil pela veiculação de publicidade enganosa no âmbito dos sites e aplicativos de compras on-line no Brasil

RESPONSABILIDADE CIVIL PELA VEICULAÇÃO DE PUBLICIDADE ENGANOSA NO ÂMBITO DOS SITES E APLICATIVOS DE COMPRAS ON-LINE NO BRASIL [1] Civil liability for the placement of misleading advertising within…
1
0

Direitos do consumidor no mercado imobiliário

Quando posso aplicar o direito do consumidor no mercado imobiliário? Para elencar os direitos do consumidor no mercado imobiliário, primeiramente, é necessário fazermos a distinção de quando esse…
1
0

O art. 2º da lei nº 14.046/20 e o direito do consumidor ao reembolso em eventos culturais cancelados durante a pandemia de Covid-19

AS DISPOSIÇÕES DO ART. 2º DA LEI Nº 14.046 /20 FRENTE AO DIREITO DO CONSUMIDOR AO REEMBOLSO EM EVENTOS CULTURAIS CANCELADOS POR CONTA DA PANDEMIA DE COVID-19 Resumo O presente trabalho visa analisar…
1
0
Jandersom Souzza, Advogado
há 20 dias

A Ilegalidade do Parcelamento Automático Sem Notificação e a Polêmica da Resolução 4.959.

1. O QUE É A RESOLUÇÃO E COMO FUNCIONA? Com a implementação da Resolução 4.959 do Banco Central do Brasil (BACEN) em 3 de abril de 2017, alterou-se significativamente a maneira como as instituições…
3
0

Tutela Individual do Consumidor em Juízo.

1 ASPECTOS INTRODUTÓRIOS A relação entre consumidor e fornecedor atravessa os séculos e ao longo deste período pode ser observado que o consumidor se encontra como parte vulnerável nessa relação, de…
2
0

A responsabilidade objetiva das Instituições Financeiras em casos de "Golpe do Falso Funcionário"

O Código Civil dispõe acerca do ato ilícito e de seu consequente dever de indenizar em seus arts. 186 e 927, enquanto o Código de Defesa do Consumidor, integralmente aplicável ao presente caso,…
0
0

O Direito do Consumidor e as Relações de Consumo

1 INTRODUÇÃO As relações consumeristas são em suas primeiras instâncias relações jurídicas. Relação que o conceito clássico determina, como toda relação da vida social disciplinada pelo Direito e que…
1
0