Artigo 203 do Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

CP - Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

Art. 203 - Frustrar, mediante fraude ou violência, direito assegurado pela legislação do trabalho:
Pena - detenção de um ano a dois anos, e multa, além da pena correspondente à violência. (Redação dada pela Lei nº 9.777, de 29.12.1998)
§ 1º Na mesma pena incorre quem: (Incluído pela Lei nº 9.777, de 1998)
I - obriga ou coage alguém a usar mercadorias de determinado estabelecimento, para impossibilitar o desligamento do serviço em virtude de dívida; (Incluído pela Lei nº 9.777, de 1998)
II - impede alguém de se desligar de serviços de qualquer natureza, mediante coação ou por meio da retenção de seus documentos pessoais ou contratuais. (Incluído pela Lei nº 9.777, de 1998)
§ 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço se a vítima é menor de dezoito anos, idosa, gestante, indígena ou portadora de deficiência física ou mental. (Incluído pela Lei nº 9.777, de 1998)
Frustração de lei sobre a nacionalização do trabalho

Delitos conexos e súmula vinculante 24/STF

DELITOS CONEXOS E SÚMULA VINCULANTE 24/STF Rogério Tadeu Romano Tem-se o artigo 1º da Lei 8.137/90, que dispõe sobre crimes contra ordem tributária, econômica e contra as relações de consumo: Art. 1°…
1
0

Pejotização

Origem e Significado. A Pejotização está vinculada a uma prática pejorativa. O Termo Pejotização surgiu após a corriqueira prática indevida de fraudar o Contrato de Trabalho, por meio da criação de…
1
0
há 11 meses

Trabalhadores em condições análogas à escravidão na atualidade à luz da ética, moral e do direito

BANQUERI Carolina Rossini. ROCHA, Andreia Maria Miranda. RODRIGUES, Julia Reis. ROQUE, Juliana de Paula. SALLES, Flavia Cristina Gachet. SANTOS, Sabrina Ferreira. Brasil possui uma forte legislação…
1
0
Marcelo Campelo, Advogado
ano passado

Crimes Contra a Organização do Trabalho

Os crimes contra a organização do trabalho são aqueles que atentam contra a estrutura e o funcionamento adequado das relações de trabalho, prejudicando o empregado ou a empresa. Esses crimes estão…
1
1

A ação de prevenção penal e as medidas de segurança

A AÇÃO DE PREVENÇÃO PENAL E AS MEDIDAS DE SEGURANÇA Rogério Tadeu Romano Nestor Távora e Rosmar Rodrigues Alencar (Curso de Direito Processual Penal, 7ª edição, pág. 185) nos dizem que a ação de…
2
0
Augusto Padua, Advogado
há 2 anos

Pejotização e Terceirização: O que são? Confira as regras, e por que todo empregador precisa entender do assunto?

É muito provável que você já tenha ouvido falar sobre Terceirização e Pejotização . Afinal, como todo bom empresário, você deve estar atento a todos os termos e expressões que surgem no mercado de…
2
0

Qual é a diferença entre informante e testemunha no processo penal?

Fala pessoal, tudo bem? Segue mais um artigo para leitura. Durante o trâmite de uma ação penal, se, para a apuração dos fatos na instrução houver testemunha a ser ouvida pelo juízo, faz-se a prova…
4
0

Pejotização como forma de fraude á relação de emprego e suas consequências no âmbito trabalhista.

FACULDADE DE IMPERATRIZ - FACIMP DIREITO EVILENE MARACAIPE DINIZ DA ROCHA Pejotização como forma de fraude à relação de emprego e suas consequências no âmbito trabalhista Imperatriz – MA 2022…
2
0

Já parou para pensar se o seu contrato de trabalho se tornou uma pejotização?

Primeiro você precisa entender que uma relação de emprego dá-se entre a prestação de um trabalho de uma pessoa física para uma pessoa jurídica, portanto quando uma empresa contrata uma outra empresa…
1
0

Pejotização

Origem e Significado. A Pejotização está vinculada a uma prática pejorativa. O Termo Pejotização surgiu após a corriqueira prática indevida de fraudar o Contrato de Trabalho, por meio da criação de…
3
0