Artigo 156 da Constituição Federal de 10 de Novembro de 1937

Constituição Federal de 10 de Novembro de 1937

Art 156 - O Poder Legislativo organizará o Estatuto dos Funcionários Públicos, obedecendo aos seguintes preceitos desde já em vigor:
a) o quadro dos funcionários públicos compreenderá todos os que exerçam cargos públicos criados em lei, seja qual for a forma de pagamento;
b) a primeira investidura nos cargos de carreira far-se-á mediante concurso de provas ou de títulos;
c) os funcionários públicos, depois de dois anos, quando nomeados em virtude de concurso de provas, e, em todos os casos, depois de dez anos de exercício, só poderão ser exonerados em virtude de sentença judiciária ou mediante processo administrativo, em que sejam ouvidos e possam defender-se;
d) serão aposentados compulsoriamente com a idade de sessenta e oito anos; a lei poderá reduzir o limite de idade para categorias especiais de funcionários, de acordo com a natureza do serviço;
e) a invalidez para o exercício do cargo ou posto determinará aposentadoria ou reforma, que será concedida com vencimentos integrais, se contar o funcionário mais de trinta anos de serviço efetivo; o prazo para a concessão da aposentadoria ou reforma com vencimentos integrais, por invalidez, poderá ser excepcionalmente reduzido nos casos que a lei determinar;
f) o funcionário invalidado em conseqüência de acidente ocorrido no serviço será aposentado com vencimentos integrais, seja qual for o seu tempo de exercício;
g) as vantagens da inatividade não poderão, em caso algum, exceder às da atividade;
h) os funcionários terão direito a férias anuais, sem descontos, e a gestante a três meses de licença com vencimentos integrais.

Petição - Ação Promoção / Ascensão

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA 5a Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte CESSO N°: IMPETRANTE: IMPETRADO: e e outros Fundação Centro de Hematologia e e…

Petição - Ação Promoção / Ascensão

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(ÍZA) DE DIREITO Autos: Requerente: A - FUNED , já devidamente qualificada nos presentes autos, vem, por meio de seu Procurador que esta subscreve, a vista da…

Capítulo 5. Estabilidade do Servidor Público - Parte II Servidores Públicos - Tratado de Direito Administrativo - Vol. 2 - Ed.2019

Maria Sylvia Zanella Di Pietro 1. CONCEITO Tradicionalmente, a estabilidade, no direito brasileiro, tem sido entendida como a garantia de permanência no serviço público, assegurada, após dois anos de…

Capítulo 4. Regime Previdenciário – Aposentadoria e Pensão - Parte II Servidores Públicos - Tratado de Direito Administrativo - Vol. 2 - Ed.2019

Maria Sylvia Zanella Di Pietro 1. CONCEITO E NATUREZA JURÍDICA DA APOSENTADORIA E DA PENSÃO Aposentadoria é o direito à inatividade remunerada assegurado ao servidor público que preencha os…

Capítulo 2. Do Servidor Público - Parte II Servidores Públicos - Tratado de Direito Administrativo - Vol. 2 - Ed.2019

Maria Sylvia Zanella Di Pietro 1. Evolução do regime constitucional do servidor público A primeira Constituição a incluir um capítulo dedicado aos funcionários públicos foi a de 1934. Nas…
há 2 anos

Comissões de Heteroidentificação ou Tribunais Raciais?

A Constituição de 1937 institui em seu artigo 156, nas alíneas b e c, o exame de mérito para a primeira investidura... o disposto no artigo 5° da Constituição Federal: “Art. 5° Todos são iguais …

Página 3 da Seção 1 - Edição Extra A do Diário Oficial da União (DOU) de 17 de Junho de 2020

de transição constantes do artigo 40 da Constituição Federal, como muito bem explicitado no parecer que ora se submete à... contemplada no art. 156, "d", da Constituição de 1937, no art. 100, § 2º, …

A análise dos limites do exame médico como motivo da desclassificação do candidato aprovado em concurso público

RESUMO: O presente artigo pretende uma reflexão acerca da questão dos exames médicos em concursos públicos que declaram inaptos candidatos com doenças que não prejudicariam o exercício da função para…

Superior Tribunal de Justiça STJ - RECURSO ESPECIAL : REsp 1040296 ES 2008/0059216-7

pelo artigo 148 da Constituição de 1937, ao passo que a Carta Constitucional promulgada em 1946, em seu artigo 156...), com fulcro no artigo 105, inciso III, alíneas “a” e “c”, da Constituição Feder…

Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios TJ-DF - APELAÇÃO CÍVEL E REMESSA DE OFÍCIO : AC 19990110683819 DF

apc 1999 01 1 068381-9 Órgão: Segunda Turma Cível Classe: APC - Apelação Cível e Remessa Ex officio Num. Processo: 1999 01 1 068381-9 Apelante: DISTRITO FEDERAL Apelado: CRISTINA DINIZ MEIRELES…