Parágrafo 1 Artigo 1708 da Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

Institui o Código Civil.
SUBTÍTULO III
Dos Alimentos
Art. 1.708. Com o casamento, a união estável ou o concubinato do credor, cessa o dever de prestar alimentos.
Parágrafo único. Com relação ao credor cessa, também, o direito a alimentos, se tiver procedimento indigno em relação ao devedor.
Olavo Ferenshitz, Advogado
ano passado

As Consequências Jurídicas da Infidelidade Conjugal

Entre um dos deveres expressos de ambos os cônjuges no Código Civil , está a fidelidade . O cônjuge pode vir a sofrer vários distúrbios psíquicos, a situação envolve circunstâncias vexatórias,…
7
0
Correio Forense
há 5 anos

O infiel não tem direito à pensão alimentícia, reconhece o STJ

Regina Beatriz Tavares da Silva* O Superior Tribunal de Justiça (STJ), em julgamento recente, de relatoria da ministra Maria Isabel Gallotti, reconheceu a tese que defendo de que a traição no…
7
4

O tema Extinção do direito a alimentos é um dos destaques do XI Congresso do IBDFAM

O XI Congresso Brasileiro de Direito das Famílias e Sucessões – de 25 a 27 de outubro, no Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte - permitirá que seus participantes se atualizem, troquem ideias,…
0
0
Correio Forense
há 8 anos

Pai que abandonou os filhos não terá direito a receber pensão alimentícia

O juiz Cléber de Castro Cruz, titular da 16ª Vara de Família de Fortaleza, negou o pedido de um idoso que ingressou na Justiça para receber pensão alimentícia dos três filhos. De acordo com o…
4
0

Pai que abandonou os filhos não terá direito a receber pensão alimentícia

O juiz Cléber de Castro Cruz, titular da 16ª Vara de Família de Fortaleza, negou o pedido de um idoso que ingressou na Justiça para receber pensão alimentícia dos três filhos. De acordo com o…
0
0
Correio Forense
há 9 anos

Desembargador não consegue livrar-se da obrigação de pagar pensão à ex-companheira

Um desembargador aposentado tentou de todas as formas livrar-se da obrigação de pagar pensão alimentícia à ex-companheira, com quem viveu 29 anos. Mas nenhum dos argumentos foi aceito pela Terceira…
0
0

Verbetes das Jornadas de Direito Civil (parte 6)

Contrariando o caráter personalíssimo da obrigação alimentar, a lei civil autoriza que o credor de alimentos os cobre dos herdeiros do devedor, hipótese em que estes respondem pelo encargo no limite…
1
0

Multas inibem práticas abusivas do poder parental

Para alguns, desafortunados de espírito, interesse escreve-se com cifrão (intere$$e); assim expressivo o significado do dinheiro, a tanto importando de relevo, por isso, a coercibilidade exercida por…
0
0
JurisWay
há 11 anos

Artigo - Multas Coercitivas

Para alguns, desafortunados de espírito, intere$$e escreve-se com cifrão; assim expressivo o significado do dinheiro, a tanto importando de relevo, por isso, a coercibilidade exercida por multas…
0
0

Juiz separado que viveu 29 anos com outra mulher deve pagar pensão

Um casal que divide a mesma casa sem ter efetuado o divórcio dos casamentos anteriores vive uma União Estável. Com esse entendimento, a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça determinou que um…
0
0