Artigo 183 do Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

CP - Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

Art. 183 - Não se aplica o disposto nos dois artigos anteriores:
I - se o crime é de roubo ou de extorsão, ou, em geral, quando haja emprego de grave ameaça ou violência à pessoa;
II - ao estranho que participa do crime.
III – se o crime é praticado contra pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. (Incluído pela Lei nº 10.741, de 2003)
Márcia Paranhos, Advogado
há 2 meses

Tráfico de pessoas: análise crítica e doutrinaria da nova ótica penal do delito

INTRODUÇÃO O tráfico de pessoas, como delito tipificado no artigo 149-A do Código Penal, apresenta-se como uma proteção das pessoas contra o aliciamento, recrutamento, agenciamento ou demais condutas…
1
0
Wander Fernandes, Advogado
há 4 meses

A violência patrimonial da Lei Maria da Penha em conflito com os artigos 181 e 182 do Código Penal

Nos siga no Instagram: @wander.fernandes.adv Em agosto de 2.006, foi promulgada a Lei nº 11.340 / 2006, conhecida como Lei Maria da Penha , que criou mecanismos para coibir a violência doméstica e…
1
0

Principais Crimes Patrimoniais no Ordenamento Jurídico Brasileiro

Os crimes patrimoniais, como o furto, ocupam papel relevante no ordenamento jurídico brasileiro e são tratados no Código Penal, especificamente nos artigos 155 a 183. Essas condutas delitivas afetam…
1
0

Anotações sobre o princípio constitucional da individualização da pena

ANOTAÇÕES SOBRE O PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DA INDIVIDUALIZAÇÃO DA PENA Rogério Tadeu Romano I – O PRECEITO CONSTITUCIONAL O princípio constitucional da individualização da pena, previsto no art. 5º,…
2
0

A contribuição das mídias sociais para a perpetuação do SUICÍDIO:

Ricaeli dos Santos Lamim A CONTRIBUIÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS PARA A PERPETUAÇÃO DO SUICÍDIO: O ESTIGMA DA SOCIEDADE MODERNA “Os suicidas, mesmo os que planejam a morte, não querem se matar, mas matar a…
2
0

Escusas absolutórias e relativas nos crimes contra o patrimônio

As escusas absolutórias são causas de isenção de pena aplicadas a determinadas pessoas que praticam crimes contra o patrimônio (art. 155 a 180-A do Código Penal) . Estão elencadas no art. 181 do…
6
1
Moises Mota, Estudante de Direito
há 11 meses

Compreendendo as imunidades nos crimes contra o patrimônio

Os crimes contra o patrimônio estão entre os mais comuns e recorrentes no Brasil. Esses delitos envolvem a subtração, destruição ou deterioração de bens alheios, configurando-se como um ataque à…
1
0

Lesão corporal grave ocasionando aceleração de parto

LESÃO CORPORAL GRAVE COM ACELERAÇÃO DE PARTO RESUMO: O Código Penal é responsável por regulamentar e definir os atos considerados criminosos, prejudiciais para a sociedade. Um dos crimes que o…
2
0
Marcelo Campelo, Advogado
ano passado

Crimes Contra o Patrimônio

Conceito, Legislação e Jurisprudência Os crimes contra o patrimônio são um problema recorrente no Brasil e englobam delitos que afetam bens e valores materiais, como dinheiro, joias, imóveis,…
1
0

A proteção jurídica da integridade física humana e animal: a desproporcionalidade imposta pela Lei nº 14.064/2020.

Em 29 de setembro de 2020, entrou em vigor a Lei nº 14.064/2020, que altera a Lei nº 9.605/98 – Lei de Crimes Ambientais -, para aumentar as penas cominadas ao crime de maus-tratos aos animais quando…
2
0