Parágrafo 1 Artigo 1694 da Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

Institui o Código Civil.
SUBTÍTULO III
Dos Alimentos
Art. 1.694. Podem os parentes, os cônjuges ou companheiros pedir uns aos outros os alimentos de que necessitem para viver de modo compatível com a sua condição social, inclusive para atender às necessidades de sua educação.
§ 1o Os alimentos devem ser fixados na proporção das necessidades do reclamante e dos recursos da pessoa obrigada.
Junco Advogados, Advogado
há 5 meses

Decisão do considerado trabalho invisível da mulher no arbitramento do valor de alimentos

Proferida pela 12ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná, um magistrado adotou o protocolo de julgamento com perspectiva de gênero do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para majorar o valor…
2
0

Como funciona o divórcio?

O mundo do casamento nem sempre é um mar de rosas e como tudo na vida tem um fim, o casamento também pode se encerrar mediante o divórcio. No entanto muitas dúvidas sobre esse instituto jurídico…
3
0

Pais podem receber pensão dos filhos?⁣

Pais podem receber pensão dos filhos?⁣ 👍 Sim! Pois o direito à prestação de alimentos é recíproco entre pais e filhos.⁣ ⁣⚖️ A previsão está na própria Constituição Federal, que estabelece que os…
2
0
Sidval Oliveira, Advogado
há 4 anos

Qual é base de cálculo da pensão alimentícia?

Caro Leitor, Aumentaram os questionamentos sobre pensão alimentícia com a pandemia de COVID-19, sobretudo a base de cálculo, revisão e exoneração. Vale a pena destacar decisão recente do TJSP e de…
1
0
Francisco Gomes, Advogado
há 4 anos

Como é feito o cálculo da Pensão Alimentícia?

Ainda têm quem defenda como regra a aplicação do Pagamento de 30% do salário mínimo em todos os casos. ⠀ Mas, esse valor fixo de 30% do salário mínimo não é uma Regra a ser seguida obrigatoriamente,…
8
2

Dupla paternidade biológica: veja a sentença prolatada pelo magistrado do TJGO, que determinou que gêmeos idênticos (univitelinos) paguem pensão alimentícia à criança

"Fernando e Fabrício*, gêmeos univitelinos, moradores de Cachoeira Alta, a 358 quilômetros de Goiânia, se aproveitavam da extrema semelhança física, desde crianças, para pregar peças. A partir da…
4
0

Pensões alimentícias pagas por um pai a filhos de relacionamentos diferentes podem ter valores distintos, decide STJ

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) permitiu que pensões alimentícias pagas por um pai a seus filhos podem ter valores distintos, quando os dependentes são frutos de…
2
0

Pensões alimentícias pagas por um pai a filhos de relacionamentos diferentes podem ter valores distintos, decide STJ

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) permitiu que pensões alimentícias pagas por um pai a seus filhos podem ter valores distintos, quando os dependentes são frutos de…
0
0
Direito Legal
há 7 anos

Até quando tenho que pagar pensão alimentícia ao meu filho?

A pensão alimentícia é um tema muito debatido no Direito de Família e um dos assuntos que mais despertam dúvidas. A pensão alimentícia é necessária ao sustento dos filhos, abrangendo todas as…
3
0
Bruno Oliveira, Advogado
há 7 anos

Alimentos Transitórios

ALIMENTOS TRANSITÓRIOS - UM NOVO DIREITO ALIMENTAR BRUNO ALEXANDRO DE OLIVEIRA SANTOS [1] RESUMO Alimentos transitórios, embora já exista a possibilidade de exigir a tempos, ainda há de ser um novo…
3
0