Parágrafo 1 Artigo 42 da Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990

ECA - Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990

Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.
Subseção IV
Da Adoção
Art. 42. Podem adotar os maiores de 18 (dezoito) anos, independentemente do estado civil. (Redação dada pela Lei nº 12.010, de 2009) Vigência
§ 1º Não podem adotar os ascendentes e os irmãos do adotando.

A Responsabilidade Civil pela "devolução" do adotando durante o estágio de convivência.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE NOVA PRATA ÁREA DO CONHECIMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS KARINA IZIDRO MACHADO A RESPONSABILIDADE CIVIL PELA “DEVOLUÇÃO” DO ADOTANDO DURANTE O…
4
0

Diferença entre a adoção contratual prevista do Código Civil de 1916 e a adoção instituída no ECA (Lei n.º 8.069/90).

UMA ANÁLISE ACERCA DA (IN)EXISTÊNCIA DE DIFERENÇA DO INSTITUTO DA ADOÇÃO ENTRE O CÓDIGO CIVIL DE 1916 E O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (LEI N.º 8.069/90): UM ESTUDO COMPARATIVO Túlio de…
0
0

Adoção de netos é possível?

👴🏾 ✨ ADOÇÃO AVOENGA, VOCÊ CONHECE? 👵🏼✨ ⚠️ A resposta rápida é NÃO, sendo apenas uma resposta rápida, mas você ja ouviu falar que no mundo jurídico sempre tem exceções? 📍Vamos lá, via de regra de…
1
0
Geovanna Dias, Estudante de Direito
ano passado

Adoção Avoenga:

Resumo: O objetivo do presente trabalho é realizar um breve estudo acerca da adoção, mais especificamente sobre a adoção avoenga. Falaremos sobre as (im)possibilidades da adoção de netos pelos avós…
2
0

Adoção avoenga

RESUMO O presente trabalho teve como objetivo tratar sobre a possibilidade da adoção realizada pelos avós denominada adoção avoenga, explicitando seus pontos favoráveis e contrários de acordo com o…
1
0

Estatuto da Criança e do Adolescente e a Adoção por Casais Homoafetivos no Brasil

RESUMO A Lei Federal n° 8.069/1990, é conhecida como o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA é um marco legal e regulatório dos direitos das crianças e adolescentes do Brasil, voltadas para a…
1
0

O procedimento da adoção no ordenamento civil.

O PROCEDIMENTO DA ADOÇÃO DO ORDENAMENTO CIVIL SIMERI ALINE MEHRET CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS RESUMO: O presente trabalho tem como finalidade o estudo, dentro do direito de família,…
1
0

Avosidade socioafetiva ou relação avoenga socioafetiva.

Nos siga no Instagram : @wander.fernandes.adv , e no blog ( mais artigos e petições do mesmo autor ) Avosidade socioafetiva ou relação avoenga socioafetiva. O Judiciário tem reconhecido o vínculo…
6
0

Adoção dos netos por avós

A regra é da não adoção conforme artigo 42 § 1 º do ECA ( não podem adotar os ascendentes e os irmãos do adotando ) , com duas exceções: falecimento dos pais ou quando os pais perdem o pátrio poder.
1
0

Adoção Internacional

RESUMO O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre o processo de adoção internacional no Brasil, para tanto, iremos analisar as principais diferenças com o procedimento de adoção nacional a…
1
0