Art. 14 do Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8069/90

ECA - Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990

Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.
Art. 14. O Sistema Único de Saúde promoverá programas de assistência médica e odontológica para a prevenção das enfermidades que ordinariamente afetam a população infantil, e campanhas de educação sanitária para pais, educadores e alunos.
§ 1 o É obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias. (Renumerado do parágrafo único pela Lei nº 13.257, de 2016)
§ 2 o O Sistema Único de Saúde promoverá a atenção à saúde bucal das crianças e das gestantes, de forma transversal, integral e intersetorial com as demais linhas de cuidado direcionadas à mulher e à criança. (Incluído pela Lei nº 13.257, de 2016)
§ 3 o A atenção odontológica à criança terá função educativa protetiva e será prestada, inicialmente, antes de o bebê nascer, por meio de aconselhamento pré-natal, e, posteriormente, no sexto e no décimo segundo anos de vida, com orientações sobre saúde bucal. (Incluído pela Lei nº 13.257, de 2016)
§ 4 o A criança com necessidade de cuidados odontológicos especiais será atendida pelo Sistema Único de Saúde. (Incluído pela Lei nº 13.257, de 2016)
§ 5 º É obrigatória a aplicação a todas as crianças, nos seus primeiros dezoito meses de vida, de protocolo ou outro instrumento construído com a finalidade de facilitar a detecção, em consulta pediátrica de acompanhamento da criança, de risco para o seu desenvolvimento psíquico. (Incluído pela Lei nº 13.438, de 2017) (Vigência)
Lorena Gonzalez, Bacharel em Direito
há 4 meses

A Política de Enfrentamento para o Combate ao Tráfico de Menores Brasileiros para fim de Adoção Internacional

A POLÍTICA DE ENFRENTAMENTO PARA O COMBATE AO TRÁFICO DE MENORES BRASILEIROS PARA FIM DE ADOÇÃO INTERNACIONAL Lorena da Silva Gonzalez [1] RESUMO O presente artigo científico tem o propósito analisar…
Rebeka Assis, Advogado
há 5 meses

Não vacinei o meu filho. E agora?

O Brasil teve uma queda considerável nos índices de vacinação. De acordo com o Ministério da Saúde, a taxa de vacinação da tríplice viral – a vacina que protege contra sarampo, caxumba e rubéola –…

A autonomia dos pais e a vacinação dos filhos

Na última década vem-se notando um recrudescimento de epidemias que se encontravam controladas ao longo do tempo, em razão de não se atingir a média satisfatória de imunização, principalmente das…
Viviane Alves, Estudante de Direito
há 9 meses

Adoção de crianças com deficiência

ADOÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA: uma análise na Lei 12.955\14 [1] VIVIANE ALVES DA SILVA2 RESUMO O presente trabalho busca fazer uma análise na lei 12.955\14 na qual foi incluído o…

Os reflexos das alterações legislativas e enunciados do STJ no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90).

INTRODUÇÃO Os direitos da Criança e do Adolescente estão previstos tanto na Constituição Federal , no Estatuto da Criança e do Adolescente quanto em suas leis de alteração e Enunciados do STJ. Nesta…
Vanessa Lemes, Advogado
ano passado

Em Goiás, juiz permite transfusão de sangue em recém-nascido, filho de testemunhas de Jeová

A discussão envolvendo o aparente conflito entre a liberdade religiosa e o direito à vida ganhou ainda mais contemporaneidade com uma decisão recente no estado de Goiás. O recém-nascido, por ser…

Medidas de proteção à criança: avanços e desafios à sua concretização.

Resumo: O presente artigo busca analisar as medidas de proteção destinadas à criança e adolescente, instituto que materializa a Doutrina da Proteção Integral prevista na Lei nº 8.069 /1990, Estatuto…
há 2 anos

Da legislação Protetiva da Criança e do Adolescente

1.1 O Código criminal do império e código penal republicano A legislação adotada no Brasil era a portuguesa, contudo durante período imperial a preocupação era em especial com a situação do menor,…

Movimentos “antivacinas” e a lei

As vacinas agem contra vírus e bactérias que geram diferentes patologias. As doses são criadas a partir dos próprios organismos causadores das doenças enfraquecidas, mortos ou com algum derivado…

Da Legislação Protetiva da criança e do adolescente.

1.1 – O Código criminal do império e código penal republicano Todavia, durante período imperial, a preocupação com a peculiar situação dos menores passou a existir na legislação brasileira, mas nem…