Artigo 6 da Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990

ECA - Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990

Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.
Art. 6º Na interpretação desta Lei levar-se-ão em conta os fins sociais a que ela se dirige, as exigências do bem comum, os direitos e deveres individuais e coletivos, e a condição peculiar da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento.
Leywy Ferreira, Estudante de Direito
há 3 meses

Direitos e Princípios Fundamentais da Criança e do Adolescente

INTRODUÇÃO Os direitos e princípios fundamentais são normas e premissas que visam garantir proteção e condições dignas para a vida do ser humano. No âmbito da infância e juventude, esses preceitos…
1
0

O reflexo jurídico social do abandono afetivo parental na vida dos adolescentes em conflito com a lei

O reflexo jurídico social do abandono afetivo parental na vida dos adolescentes em conflito com a lei é uma questão complexa que envolve tanto aspectos jurídicos quanto sociais. O abandono afetivo,…
1
0
Brunna Santos, Bacharel em Direito
há 4 meses

Danos e Responsabilização do Abandono Afetivo

O presente artigo irá abordar os danos morais e psicológicos e também a responsabilidade civil gerada em decorrência ao abandono afetivo. O objetivo principal deste artigo será apresentar os aspectos…
2
0

A responsabilidade compartilhada entre família, Estado e Sociedade no contexto do trabalho infantil no Brasil.

A responsabilidade compartilhada entre família, Estado e Sociedade no contexto do trabalho infantil no Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Graduação em Direito, do Centro…
1
0

A responsabilidade civil pelo abandono afetivo paterno-filial

INTRODUÇÃO As diversas transformações que o instituto familiar passou, contribuíram historicamente e culturalmente para o progresso das sociedades. No Brasil, pode-se destacar que, houve grande…
2
0

Aspectos jurídico-criminais relacionados à canção “Cartão Postal”, do Exaltasamba

Interpretar a mensagem que uma canção quer passar pode ser algo complexo e até mesmo desafiador. Às vezes, a intenção do compositor é justamente proporcionar que o leitor/ouvinte “perca” algum tempo…
0
0

O Direito das Famílias

RESUMO Família, em tempos antigos, abrangia todos os ascendentes, descendentes, colaterais até 11º, cônjuge, parente por afinidade. A abrangência é ampla e completamente necessária, tendo uma época…
1
0

Paternidade Socioafetiva: Reconhecimento Extrajudicial, Orientações e Limites.

Paternidade Socioafetiva: Reconhecimento Extrajudicial, Orientações e Limites. No contexto das relações familiares contemporâneas, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desempenha um papel fundamental…
2
0
Juliana Novelli, Bacharel em Direito
há 10 meses

Ato Infracional e Medidas Socioeducativas - ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)

RESUMO: Este trabalho busca expor, por meio de estudos em doutrina e jurisprudência, uma breve pesquisa sobre o que acontece quando um jovem infringe a lei, se é responsabilizado ou não, quais as…
2
0

Adoção avoenga

RESUMO O presente trabalho teve como objetivo tratar sobre a possibilidade da adoção realizada pelos avós denominada adoção avoenga, explicitando seus pontos favoráveis e contrários de acordo com o…
1
0