Inciso IV do Artigo 1634 da Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

Institui o Código Civil.
SUBTÍTULO II
Das Relações de Parentesco
Art. 1.634. Compete a ambos os pais, qualquer que seja a sua situação conjugal, o pleno exercício do poder familiar, que consiste em, quanto aos filhos: (Redação dada pela Lei nº 13.058, de 2014)
IV - nomear-lhes tutor por testamento ou documento autêntico, se o outro dos pais não lhe sobreviver, ou o sobrevivo não puder exercer o poder familiar;

Aspectos relevantes da guarda do menor.

Em termos simplificados, podemos dizer que guarda, para o direito de família, é o ato de cuidado e proteção praticado, normalmente, pelos pais aos seus filhos. Porém há casos em que essa função de…
5
0

Posso mudar de cidade sem avisar o pai/mãe do meu filho?

Inicialmente, é importante esclarecer que, aquele pai ou mãe que detém a guarda do filho e deseja mudar sua residência para outra cidade, estado ou país, não poderá fazê-lo sem antes solicitar a…
10
3

Vão- se os anéis...ficam os filhos:

RESUMO Cresce em proporção geométrica a Pandemia da COVID-19 em diversos países do mundo, incluindo o Brasil. Problemas econômicos, políticos, ambientais, sociais tem seus índices elevados neste…
1
1

Herança digital: sucessão do patrimônio cibernético

Acesse meu site e leia o texto completo: https://lucascotta.com.br/artigos-juridicos/heranca-digital-sucessao-do-patrimonio-cibernetico/ LUCAS COTTA DE RAMOS HERANÇA DIGITAL: SUCESSÃO DO PATRIMÔNIO…
12
2

Poder Familiar no Código Civil

RESUMO O seguinte trabalho tem natureza bibliográfica, busca ou visa proporcionar um entendimento maior sobre o que vem a ser o poder familiar, denotando, portanto suas subdivisões, seu conceito,…
3
1

Testamento

BRITO BRAGA, Gracielle Barbosa de 1 Advogada RESUMO Grande parte da população desconhece as diferentes formas de testar. O brasileiro não gosta de falar sobre a morte, mas é de extrema importância…
2
0

Diferença entre guarda e adoção

O propósito deste artigo é abordar, de forma simples, breves comentários sobre a diferença entre os institutos de Guarda e de Adoção. Contudo, antes de adentrar neste mérito, é preciso compreender o…
10
1

Os principais aspectos e mudanças com o novo modelo de guarda compartilhada

https://www.youtube.com/embed/DmC9Qlve1w4 Os principais aspectos e mudanças com o novo modelo de guarda compartilhada Caro leitor (a), em pesquisa recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e…
7
2

Qual a diferença entre guarda, tutela, curatela e adoção?

O objetivo do artigo é tecer breves comentários acerca dos institutos da guarda, tutela, curatela e adoção de modo que o leitor possa compreender a diferença desses institutos. Nesse sentido, antes…
18
14