Inciso III do Artigo 564 do Decreto Lei nº 3.689 de 03 de Outubro de 1941

CPP - Decreto Lei nº 3.689 de 03 de Outubro de 1941

Art. 564. A nulidade ocorrerá nos seguintes casos:
III - por falta das fórmulas ou dos termos seguintes:
a) a denúncia ou a queixa e a representação e, nos processos de contravenções penais, a portaria ou o auto de prisão em flagrante;
b) o exame do corpo de delito nos crimes que deixam vestígios, ressalvado o disposto no Art. 167;
c) a nomeação de defensor ao réu presente, que o não tiver, ou ao ausente, e de curador ao menor de 21 anos;
d) a intervenção do Ministério Público em todos os termos da ação por ele intentada e nos da intentada pela parte ofendida, quando se tratar de crime de ação pública;
e) a citação do réu para ver-se processar, o seu interrogatório, quando presente, e os prazos concedidos à acusação e à defesa;
f) a sentença de pronúncia, o libelo e a entrega da respectiva cópia, com o rol de testemunhas, nos processos perante o Tribunal do Júri;
g) a intimação do réu para a sessão de julgamento, pelo Tribunal do Júri, quando a lei não permitir o julgamento à revelia;
h) a intimação das testemunhas arroladas no libelo e na contrariedade, nos termos estabelecidos pela lei;
i) a presença pelo menos de 15 jurados para a constituição do júri;
j) o sorteio dos jurados do conselho de sentença em número legal e sua incomunicabilidade;
k) os quesitos e as respectivas respostas;
l) a acusação e a defesa, na sessão de julgamento;
m) a sentença;
n) o recurso de oficio, nos casos em que a lei o tenha estabelecido;
o) a intimação, nas condições estabelecidas pela lei, para ciência de sentenças e despachos de que caiba recurso;
p) no Supremo Tribunal Federal e nos Tribunais de Apelação, o quorum legal para o julgamento;
Jonathan Ferreira, Estudante de Direito
mês passado

Sujeitos do processo

Introdução Após vermos todo tramite da teoria das provas até as provas em espécies, veremos as partes que integram neste processo penal. Neste, intervêm três sujeitos: juiz, acusador e réu. Quando…

Interrogatório de Foragido por Videoconferência?

Autor: Eduardo Luiz Santos Cabette, Delegado de Polícia aposentado, Mestre em Direito Social, Pós – graduado em Direito Penal e Criminologia, Parecerista e Consultor Jurídico, Professor de Direito…

Nulidades absolutas do processo penal

Incompetência Impedimento ou suspeição Suborno Ilegitimidade da parte A denúncia Representação e requisição A queixa Exame do corpo de delito Ampla defesa, devido processo e direitos do advogado…
Fabiano Leniesky, Advogado
há 3 meses

A citação do réu nas ações penais por meio do whatsapp

A era da informática vem estreitando a distância entre as pessoas e facilitando a difusão de informações das mais variadas ordens. As redes sociais e, principalmente, os aplicativos eletrônicos…
Jamil Neto, Estudante de Direito
há 3 meses

Direitos do Cidadão

GARANTIA CONSTITUCIONAL Nome: Direitos do Cidadão Previsão: Art. 5º, LXI a LXV, CF EVOLUÇÃO HISTÓRICA A palavra “cidadania” provém do latim civitatem que significa cidade. Isto nos remete a expressão…

As citações via e-mail e WhatsApp no processo penal

As citações via e-mail e WhatsApp no processo penal Rogério Tadeu Romano A Lei 11.419/06 dispõe sobre a informatização do processo judicial e é a legislação vigente mais específica sobre o assunto.
há 4 meses

Preocupação excessiva do Estado na produção de provas nos casos de grande repercussão na esfera penal

PREOCUPAÇÃO EXCESSIVA DO ESTADO NA PRODUÇÃO DE PROVAS NOS CASOS DE GRANDE REPERCUSSÃO NA ESFERA PENAL EXCESSIVE CONCERN OF THE STATE IN THE PRODUCTION OF EVIDENCE IN CASES OF HUGE CRIMINAL REBOUND…

Teoria Geral das Nulidades do Processo Penal

do inciso III e o inciso IV do artigo 564 do CPP , todos os atos contidos neste dispositivo são atos essenciais..., inexistência, invalidade, irregularidade e nulidade Atos essenciais. Não …

Provas em Espécie no Processo Penal

. REFERÊNCIAS: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10664653/artigo-185-do-decreto-lein3689-de-03-de-outubro-de-194... OAB... de nulidade prevista no art. 564 , III , b , CPP , o que torna tal exame …

Comunicações dos atos processuais

válida (art. 564, III, "e", do CPP) a citação realizada unicamente na pessoa do réu, quanto mais se desatender..., deverá conter os requisitos intrínsecos previstos no art. 352 do CPP . Neste artigo