Parágrafo 4 Artigo 150 do Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

CP - Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

Art. 150 - Entrar ou permanecer, clandestina ou astuciosamente, ou contra a vontade expressa ou tácita de quem de direito, em casa alheia ou em suas dependências:
§ 4º - A expressão "casa" compreende:
I - qualquer compartimento habitado;
II - aposento ocupado de habitação coletiva;
III - compartimento não aberto ao público, onde alguém exerce profissão ou atividade.
Pierre Reis, Estudante de Direito
há 3 meses

Direito Penal: entenda tudo sobre o crime de violação de domicílio.

O delito de violação de domicílio, estando presente na Seção II (DOS CRIMES CONTRA A INVIOLABILIDADE DO DOMICÍLIO) do Capítulo VI (DOS CRIMES CONTRA A LIBERDADE INDIVIDUAL) do Título I (DOS CRIMES…
2
0

A problemática Lei nº 14.811/24 e a legislação penal de ocasião

Em 12 de janeiro de 2024 foi publicada a Lei nº 14.811, que, além de instituir medidas de proteção à criança e ao adolescente contra a violência nos estabelecimentos educacionais ou similares, previu…
1
1

Pacote Anticrime Legislação Penal e Processual Penal

Qual é o verdadeiro propósito de combater a criminalidade no país, principalmente com relação aos crimes de natureza grave e que vêm crescendo no nosso país há décadas. Como o tráfico de drogas,…
2
0

Entendendo o Direito do Domicilio e a sua violação e atual voto do STJ.

A C Fde 1988, em seu art. 5 , XI , determina como inviolável o domicílio. ´´In verbis´´: “Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e…
14
1
Weberte Silveira, Estudante de Direito
ano passado

Ocupação de Prédio Público Abandonado como Moradia de Pessoa em Situação de Rua - Inviolabilidade do Domicílio do Indivíduo

A Constituição Federal estabelece a inviolabilidade do domicílio como uma das expressões do direito à intimidade do indivíduo. O inciso XI do art. 5º da Carta Constitucional estabelece que a casa é…
1
0
Adriano Andrade, Advogado
ano passado

Quando a polícia pode entrar na minha casa?

 Consoante o art. 5º , inciso XI da Constituição Federal de 1988 a casa "é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem o consentimento do morador, salvo em caso de flagrante…
7
0

O simples fato de alguém invadir prédio público é crime?

Depende da intenção e de como foi realizada a invasão. Esta discussão sempre ocorreu com as invasões de terras e prédios promovidas por movimento sociais. Há diversos projetos de lei em andamento…
6
0

A inviolabilidade do domicílio no crime de Tráfico da Lei 11.343/06

Carlos Vinnicius Gonçalves Silva Bárbara Rodrigues Barbosa Resumo : O presente estudo tem como objetivo suscitar reflexões sobre os limites da mitigação da inviolabilidade do domicilio em relação as…
4
2

Da Prova Documental e Busca e Apreensão

Carlos Vinnicius Gonçalves Silva Paulo Edson Corsino Oliveira Samuel Gomes Assis O presente trabalho visa abordar, sucinta e exclusivamente, a prova documental, prevista no Código de Processo Penal…
1
0
Filipe Dias, Advogado
há 2 anos

A busca e a apreensão no processo penal: uma visão geral sobre os institutos.

A busca e a apreensão se encontram disciplinadas no Capítulo XI do Código de Processo Penal , sob o título “ da busca e da apreensão ”. Apesar de " busca " e " apreensão " aparentarem, à primeira…
8
2