Art. 143 do Código Penal - Decreto Lei 2848/40

CP - Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

Art. 143 - O querelado que, antes da sentença, se retrata cabalmente da calúnia ou da difamação, fica isento de pena.
Parágrafo único. Nos casos em que o querelado tenha praticado a calúnia ou a difamação utilizando-se de meios de comunicação, a retratação dar-se-á, se assim desejar o ofendido, pelos mesmos meios em que se praticou a ofensa. (Incluído pela Lei nº 13.188, de 2015)

Notícias Relacionadas

Quando presenciamos uma pessoa xingando ou acusando outra de um crime, é bastante comum que se levante a hipótese de crimes de calúnia, difamação ou injúria. Embora sejam três crimes contra a honra e…

CNJ Serviço: diferença entre calúnia, injúria e difamação

Quando presenciamos uma pessoa xingando ou acusando outra de um crime, é bastante comum que se levante a hipótese de crimes de calúnia, difamação ou injúria. Embora sejam três crimes contra a honra e…

Mantida sentença que extinguiu a punibilidade de fotógrafos denunciados por procuradora

A Câmara Criminal do TJRN voltou a julgar uma nova demanda relacionada a um suposto caso de um crime de injúria, que envolveu uma procuradora federal e um fotógrafo, em novembro de 2010. Desta vez, a…
Senado
há 3 anos

Crimes cometidos pela internet podem ter punição mais severa

O Brasil conta com uma norma criada exclusivamente para regular crimes digitais. A Lei 12.737/2012 especifica punições para infrações relacionadas ao meio eletrônico, como invadir computadores,…
Espaço Vital
há 4 anos

Dilma sanciona a lei que regulamenta o direito de resposta

A presidente Dilma Rousseff sancionou, com um veto, a lei que disciplina o direito de resposta ou retificação de pessoas ofendidas nos meios de comunicação social. A lei foi publicada nesta…
COAD
há 4 anos

Alteração no CP: Lei do direito de resposta em meios de comunicação é sancionada

Foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (12/11) a Lei 13.188/2015, que disciplina o exercício do direito de resposta ou retificação do ofendido em matéria divulgada, publicada ou…

Juiz ingressa com representação no STJ contra o presidente do TCE-MA

O juiz José Américo Abreu Costa, da 1ª Zona Eleitoral de São Luís, ingressou, nesta quinta-feira (26), com representação criminal no Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra o presidente do Tribunal…
Nota Dez
há 8 anos

TJPB - Câmara do TJ mantém condenação por crime de calúnia e difamação cometido contra servidor público

Nesta terça-feira (06/12), a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça negou apelação interposta por David Barbosa de Menezes de Oliveira, advogando em causa própria, que recorreu da condenação de nove…
JurisWay
há 8 anos

Câmara do TJ mantém condenação por crime de calúnia e difamação cometido contra servidor público

Gerência de Comunicação function replaceAll (string, token, newtoken) { while (string.indexOf (token) != -1) { string = string.replace (token, newtoken); > return string; > var content =…

Câmara do TJ mantém condenação por crime de calúnia e difamação cometido contra servidor público

Nesta terça-feira (6), a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça negou apelação interposta por David Barbosa de Menezes de Oliveira, advogando em causa própria, que recorreu da condenação de nove…