Artigo 135 do Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

CP - Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

Art. 135 - Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública:
Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.
Parágrafo único - A pena é aumentada de metade, se da omissão resulta lesão corporal de natureza grave, e triplicada, se resulta a morte.
Condicionamento de atendimento médico-hospitalar emergencial (Incluído pela Lei nº 12.653, de 2012).
Art. 135-A. Exigir cheque-caução, nota promissória ou qualquer garantia, bem como o preenchimento prévio de formulários administrativos, como condição para o atendimento médico-hospitalar emergencial: (Incluído pela Lei nº 12.653, de 2012).
Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa. (Incluído pela Lei nº 12.653, de 2012).
Parágrafo único. A pena é aumentada até o dobro se da negativa de atendimento resulta lesão corporal de natureza grave, e até o triplo se resulta a morte. (Incluído pela Lei nº 12.653, de 2012).
Maus-tratos

Crimes Omissivos no Direito Penal

O crime omissivo ocorre quando o sujeito deixa de fazer algo que poderia ou deveria para evitar um resultado. Sendo Cezar Roberto Bitencourt: ...o agente responde pelo resultado não por tê-lo…

Direitos da personalidade, bioética e biodireito: Uma breve introdução

Resumo – O presente artigo busca analisar alguns aspectos atuais no sistema jurídico brasileiro, principalmente aqueles relacionados ao biodireito e aos direitos da personalidade. Para tanto é feito…

Conduta e Nexo de Causalidade

1) Conduta Para iniciarmos a falar de conduta primeiramente devemos entender a teoria do crime. Fato Típico, Ilícito e culpável; a) Tipicidade Vejam, o fato típico nada mais é que a conduta do agente…
Jonas Mariano, Estudante de Direito
há 2 meses

Concurso de pessoas. Metodologia ativa sobre o caso Nardoni.

RESUMO Através do presente artigo, tem-se por objetivo destacar os principais aspectos em torno do concurso de pessoas, regido pela Parte Geral do Código Civil de 2002 , art. 29 e seguintes. Trata-se…
Andreza Freitas, Bacharel em Direito
há 3 meses

Crimes Omissivos

Crimes Omissivos Crimes Omissivos Está previsto no Art. 13 do Código Penal . Os crimes omissivos têm como base.... 135 do Código Penal . Aqui, ver-se que há apenas uma determinação de agir! Crimes …
Lilian Carvalho, Bacharel em Direito
há 3 meses

Responsabilidade Penal Do Médico nos Casos de Transfusão de Sangue frente a causas religiosas.

), por meio do art. 5°, caput: Art. 5º Caput (Constituição Brasileira 88): “Todos são iguais perante a lei, sem distinção... existentes a fim de defender o momento da existência da vida. O Código

Omissão de Socorro

Omissão de Socorro Omissão de Socorro   Art. 135 do Código Penal Art. 135 - Deixar de prestar assistência..., e triplicada, se resulta a morte. Art. 304 do Código de Trânsito Brasileiro Art. 304. …

Um duplo homicídio de trânsito

nos parágrafos anteriores são aumentadas até a metade( na vigência do Código Penal de 1940, o parágrafo quarto do artigo 121... de socorro pode constituir um crime autônomo, hoje previsto no artigo
Adel El Tasse, Procurador e Advogado Público
há 5 meses

Da Neutralidade à Brutalidade sob a Perspectiva do Neocolonianismo Financeiro

mesmo os conteúdos previstos no Código Penal, como a omissão prevista pelo artigo 135 do Código Penal. A conciliação...
Sarah Mansur, Estudante de Direito
há 6 meses

Eutanásia, Ortotanásia, Distanásia e Mistanásia:

)  No entanto, o procedimento da eutanásia é considerado crime pelos artigos 121, 122 e 135 do Código Penal, uma vez... no tipo penal do Código Penal brasileiro em seu artigo 121. Os requisitos …