Artigo 135 do Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

CP - Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

Art. 135 - Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública:
Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.
Parágrafo único - A pena é aumentada de metade, se da omissão resulta lesão corporal de natureza grave, e triplicada, se resulta a morte.
Condicionamento de atendimento médico-hospitalar emergencial (Incluído pela Lei nº 12.653, de 2012).
Art. 135-A. Exigir cheque-caução, nota promissória ou qualquer garantia, bem como o preenchimento prévio de formulários administrativos, como condição para o atendimento médico-hospitalar emergencial: (Incluído pela Lei nº 12.653, de 2012).
Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa. (Incluído pela Lei nº 12.653, de 2012).
Parágrafo único. A pena é aumentada até o dobro se da negativa de atendimento resulta lesão corporal de natureza grave, e até o triplo se resulta a morte. (Incluído pela Lei nº 12.653, de 2012).
Maus-tratos
Flávio Tartuce, Advogado
há 13 dias

Resumo. Informativo 694 do STJ.

RESUMO. INFORMATIVO 694, Publicação em 3 de maio de 2021. SEGUNDA SEÇÃO Processo REsp 1.438.263/SP , Rel. Min. Luis Felipe Salomão, Segunda Seção, por maioria quanto à redação da tese, julgado em…

Eutanásia vai a discussão no Tribunal Constitucional de Portugal

Os intensos debates sobre a despenalização da eutanásia em Portugal estão ainda longe de chegar ao fim. Siga @juliandiasrodrigues no instagram e clique aqui para contactar diretamente via whatsapp.

A morte de João Alberto e seus reflexos jurídicos e sociais

punível, previsto no parágrafo único do art. 23 do Código Penal : O agente, em qualquer das hipóteses deste artigo... cenários: Crime de Omissão de Socorro (art. 135 do Código Penal ): Deixar de …

Eutanásia: Portugal aprova despenalização

Foram aprovados na generalidade , no parlamento português, cinco projetos de lei que versam sobre a morte medicamente assistida e a " antecipação do fim da vida, de forma digna e consciente, por…

Justiça Militar, no Rio de Janeiro, ouve pela primeira vez os 12 militares acusados pela morte de duas pessoas em Guadalupe

A primeira instância da Justiça Militar da União, no Rio de Janeiro, ouviu os 12 militares do Exército acusados da morte do músico Evaldo Santos e do catador de recicláveis Luciano Macedo em…
Andre Antunes, Advogado
ano passado

Frigorifico é multado após acidente em que funcionária perdeu dois dedos

O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) obteve liminar em face da BRF S.A e da Erhardt e Messias Ltda (E & M Prestadora de Serviços), ambas de Nova Mutum, para obrigá-las, sob pena…

Justiça Militar ouve testemunhas de defesa e réus no caso de civis mortos em Guadalupe (RJ)

A Justiça Militar da União ouve, nesta quarta (9) e quinta-feira (10), militares da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, testemunhas de defesa dos 12 militares do Exército acusados pela morte…
Dyego Moreira, Estudante de Direito
há 2 anos

STM - Justiça Militar ouve nesta semana testemunhas de defesa dos 12 militares do Exército

A Justiça Militar da União realiza nesta quinta (27) e sexta-feira (28), a partir das 10h, novas audiências da Ação Penal Militar 7000600-15.2019.7.01.0001, contra os 12 militares do Exército…

Justiça Militar ouve nesta semana testemunhas de defesa dos 12 militares do Exército acusados pela morte de duas pessoas em Guadalupe, no Rio

A Justiça Militar da União realiza nesta quinta (27) e sexta-feira (28), a partir das 10h, novas audiências da Ação Penal Militar 7000600-15.2019.7.01.0001, contra os 12 militares do Exército…

Superior Tribunal Militar revoga prisão preventiva dos nove militares no caso Guadalupe

Na sessão de julgamento desta quinta-feira (23), o Superior Tribunal Militar (STM) decidiu, por maioria de votos, revogar a prisão preventiva de nove militares envolvidos na morte de dois civis, na…