Artigo 68 da Lei nº 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998

LDA - Lei nº 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998

Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências.
Art. 68. Sem prévia e expressa autorização do autor ou titular, não poderão ser utilizadas obras teatrais, composições musicais ou lítero-musicais e fonogramas, em representações e execuções públicas.
§ 1º Considera-se representação pública a utilização de obras teatrais no gênero drama, tragédia, comédia, ópera, opereta, balé, pantomimas e assemelhadas, musicadas ou não, mediante a participação de artistas, remunerados ou não, em locais de freqüência coletiva ou pela radiodifusão, transmissão e exibição cinematográfica.
§ 2º Considera-se execução pública a utilização de composições musicais ou lítero-musicais, mediante a participação de artistas, remunerados ou não, ou a utilização de fonogramas e obras audiovisuais, em locais de freqüência coletiva, por quaisquer processos, inclusive a radiodifusão ou transmissão por qualquer modalidade, e a exibição cinematográfica.
§ 3º Consideram-se locais de freqüência coletiva os teatros, cinemas, salões de baile ou concertos, boates, bares, clubes ou associações de qualquer natureza, lojas, estabelecimentos comerciais e industriais, estádios, circos, feiras, restaurantes, hotéis, motéis, clínicas, hospitais, órgãos públicos da administração direta ou indireta, fundacionais e estatais, meios de transporte de passageiros terrestre, marítimo, fluvial ou aéreo, ou onde quer que se representem, executem ou transmitam obras literárias, artísticas ou científicas.
(Revogado)
§ 3º Consideram-se locais de frequência coletiva onde se representem, executem ou transmitam obras literárias, artísticas ou científicas, como teatros, cinemas, salões de baile ou concertos, boates, bares, clubes ou associações de qualquer natureza, lojas, estabelecimentos comerciais e industriais, estádios, circos, feiras, restaurantes, motéis, clínicas, hospitais, órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional, empresas estatais, meios de transporte de passageiro terrestre e aéreo, espaços públicos e comuns de meios de hospedagens e de meios de transporte de passageiros marítimo e fluvial. (Redação dada pela Medida Provisória nº 907, de 2019) (Convertida na Lei nº 14.002, de 2020)
§ 3º Consideram-se locais de freqüência coletiva os teatros, cinemas, salões de baile ou concertos, boates, bares, clubes ou associações de qualquer natureza, lojas, estabelecimentos comerciais e industriais, estádios, circos, feiras, restaurantes, hotéis, motéis, clínicas, hospitais, órgãos públicos da administração direta ou indireta, fundacionais e estatais, meios de transporte de passageiros terrestre, marítimo, fluvial ou aéreo, ou onde quer que se representem, executem ou transmitam obras literárias, artísticas ou científicas.
§ 4º Previamente à realização da execução pública, o empresário deverá apresentar ao escritório central, previsto no art. 99, a comprovação dos recolhimentos relativos aos direitos autorais .
§ 5º Quando a remuneração depender da freqüência do público, poderá o empresário, por convênio com o escritório central, pagar o preço após a realização da execução pública.
§ 6º O empresário entregará ao escritório central, imediatamente após a execução pública ou transmissão, relação completa das obras e fonogramas utilizados, indicando os nomes dos respectivos autores, artistas e produtores.
(Revogado)
§ 6º O usuário entregará à entidade responsável pela arrecadação dos direitos relativos à execução ou exibição pública, imediatamente após o ato de comunicação ao público, relação completa das obras e fonogramas utilizados, e a tornará pública e de livre acesso, juntamente com os valores pagos, em seu sítio eletrônico ou, em não havendo este, no local da comunicação e em sua sede. (Redação dada pela Lei nº 12.853, de 2013)
§ 7º As empresas cinematográficas e de radiodifusão manterão à imediata disposição dos interessados, cópia autêntica dos contratos, ajustes ou acordos, individuais ou coletivos, autorizando e disciplinando a remuneração por execução pública das obras musicais e fonogramas contidas em seus programas ou obras audiovisuais.
§ 8º Para as empresas mencionadas no § 7º, o prazo para cumprimento do disposto no § 6o será até o décimo dia útil de cada mês, relativamente à relação completa das obras e fonogramas utilizados no mês anterior. (Incluído pela Lei nº 12.853, de 2013)
§ 9º Não incidirá a arrecadação e a distribuição de direitos autorais a execução de obras literárias, artísticas ou científicas no interior das unidades habitacionais dos meios de hospedagem e de cabines de meios de transporte de passageiros marítimo e fluvial.
(Revogado)
(Incluído pela Medida Provisória nº 907, de 2019)
(Revogado)
(Convertida na Lei nº 14.002, de 2020)
Raphael Faria, Advogado
há 2 meses

Os youtubers e os direitos autorais.

de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais ( ECAD ), a luz do art. 68, § 4º da Lei 9.610/98, que é uma organização... se enquadra no artigo 46 da Lei 9.610/98. Assim sendo, a …
Bruno Meneses, Advogado
há 4 meses

Os desafios dos clubes de futebol em face da retransmissão não autorizada de suas partidas

substancialmente a antiga redação do artigo 42 “caput” da Lei 9.615/98 (Lei Pelé), que definia que o direito de arena... ( 9.610/98), providenciou a regulamentação e diretrizes desses direitos, …
Giovanna Ghersel, Advogado
há 5 meses

De ecad à anitta: por que a cobrança da taxa ecad é tão discutida atualmente?

. Isso ocorre por causa de uma interpretação duvidosa da Lei 9.610/1998 que estabeleceu em seu art. 68, que hotéis são locais... Provisória 907/19. Porém, houve a perda de eficácia do …

Cobrança de Direitos Autorais no Streaming

seus motivos para recorrer na divergência jurisprudencial, obscuridade/contradição e ofensa aos dispositivos da Lei 9.610 /98....com.br/artigos/71022 . Acesso em: 26 abr. 2020. Cobrança de Direit…

Mudanças dos Direitos Autorais pós MP 907/19

O ato de ser criativo, por vezes, sofre com a falta de segurança jurídica, afinal são poucos aqueles que de fato de atentam aos direitos daqueles que criam, que lidam com a arte de alguma maneira. Os…

O Sistema de Gestão Coletiva como meio de proteção dos Direitos Autorais em relação ao modo de Execução Pública

RESUMO O presente trabalho teve como tema central os direitos autorais , onde se priorizou realizar uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de identificar a funcionalidade do sistema de gestão…
há 2 anos

O Entendimento do Recurso Especial de n°1559264/RJ nos casos de execução pública na tecnologia streaming

1 INTRODUÇÃO A facilitação do acesso às obras culturais, promovida pelo surgimento e disseminação da internet, delineou novos contornos dos direitos intelectuais e conexos, em virtude das novas…

A Música e o Direito: Aspectos em Comum

A Música e o Direito: Casamento Intelectual. Curitiba, dia 03 de setembro de 2018. Segunda-feira - 16h04. Que DEUS o tenha guardado em bom lugar, Dr. Hélio Bicudo. "Antes, crescei na graça e no…

STJ errou ao considerar streaming “execução pública”

A questão da cobrança de direitos autorais sobre plataformas de streaming foi objeto de intenso debate no Superior Tribunal de Justiça [1] . Essa tecnologia consiste na transmissão contínua de dados…

A Responsabilidade Civil pelo uso indevido da imagem na mídia

1 INTRODUÇÃO O uso da imagem nos meios de comunicação é tema atual e oportuno. Os problemas surgidos com a invasão dos direitos da personalidade têm ganhado relevo com o desenvolvimento dos meios de…