Parágrafo 5 Artigo 1584 da Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

Institui o Código Civil.
SUBTÍTULO I
Do Casamento
Art. 1.584. A guarda, unilateral ou compartilhada, poderá ser: (Redação dada pela Lei nº 11.698, de 2008).
§ 5 o Se o juiz verificar que o filho não deve permanecer sob a guarda do pai ou da mãe, deferirá a guarda à pessoa que revele compatibilidade com a natureza da medida, considerados, de preferência, o grau de parentesco e as relações de afinidade e afetividade. (Incluído pela Lei nº 11.698, de 2008).
§ 5º Se o juiz verificar que o filho não deve permanecer sob a guarda do pai ou da mãe, deferirá a guarda a pessoa que revele compatibilidade com a natureza da medida, considerados, de preferência, o grau de parentesco e as relações de afinidade e afetividade. (Redação dada pela Lei nº 13.058, de 2014)

O Direito Fundamental de convívio da família extensa à luz das legislações brasileiras

RESUMO: O artigo tem por finalidade o estudo sobre a importância do convívio da família extensa com as crianças e adolescentes. Demonstrar como a família extensa está amparada legalmente para…
5
1

Como fica a guarda dos filhos com o término do relacionamento?

A Constituição Federal de 1988 (§ 5º do artigo 226) equipara homem e mulher na esfera dos direitos quanto na esfera das obrigações para com a prole, além disso, a separação judicial, o divórcio e a…
1
0

A Guarda Compartilhada e a Efetivação do Princípio do Melhor Interesse do Menor

1. INTRODUÇÃO O presente artigo é uma proposta de estudo acerca da aplicabilidade da lei da guarda compartilhada e a efetivação do Princípio do melhor interesse do menor dentro da modalidade de…
1
0

Os pais não estão atendendo às necessidades da criança. A quem competirá a guarda?

 Apesar de o Código Civil estabelecer como regra a hipótese de guarda compartilhada entre os genitores, há situações em que nenhum dos dois atendem ao melhor interesse da criança ou do adolescente.
1
0

Poder Familiar, Guarda, Tutela, Adoção e Apadrinhamento

1 – Explanar o conceito de poder familiar: O poder familiar em sua denominação tradicional de pátrio poder passou por evolução ao longo da história assumindo um caráter protetivo, preferindo-se…
1
0

Guarda: definição e tipos de guarda. visita: aperfeiçoamento do vínculo afetivo. Apontamentos legais.

RESUMO Por intermédio da conceituação, tipos de guarda, e análise sobre a questão da visitação, o presente artigo apresenta a importância da continuidade da convivência familiar dos genitores com os…
2
0

O irmão maior pode obter a guarda do irmão menor?

A família é essencial no desenvolvimento sadio dos filhos. Ocorre que nem toda criança/adolescente tem o privilégio de contar com o apoio, amor e carinho de seus pais. Existem casos, onde a criança…
10
0
André Brito, Bacharel em Direito
há 2 anos

Direito de Familia

Conceito de Família A família é a mais importante de todas as instituições. E é assim que a Carta Republicana define-a como a base da sociedade. Consiste no conjunto de atribuições ligadas através de…
2
0

Pensão alimentícia nos casos de guarda compartilhada

Quando os genitores não formam um casal surgem diversas dúvidas sobre os deveres e direitos de cada pai com relação ao filho, uma delas é com relação à guarda e pensão alimentícia. O artigo 1.583 do…
1
0

Considerações acerca da transferência da guarda de criança e adolescente menor de idade à terceira pessoa

Sabemos que o dever de guarda, sustento e educação dos filhos pertence primordialmente aos pais, conforme o que dispõe o art. 22 do Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº. 8069/90. Contudo,…
6
1