Inciso III do Parágrafo 2 do Artigo 121 do Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

CP - Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

Art. 121. Matar alguem:
§ 2° Se o homicídio é cometido:
III - com emprego de veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio insidioso ou cruel, ou de que possa resultar perigo comum;
Eduardo Meyer, Estudante de Direito
anteontem

A (in)compatibilidade do homicídio qualificado e dolo eventual

O debate sobre a configuração de homicídio qualificado com dolo eventual ainda é tema polêmico tanto na doutrina como na jurisprudência. A divergência sobre o tema possui relevância no campo prático…
1
0

A Balança do STF: Prisão de Monique Medeiros e a Justiça por Henry Borel

No próximo dia 26 de abril, o Supremo Tribunal Federal dará início ao julgamento do recurso de Monique Medeiros da Costa e Silva de Almeida, que busca a conversão de sua prisão preventiva em…
1
0

Por Henry: A necessária manutençãoda prisão de Monique Medeiros

A partir do dia 26 de abril, o Supremo Tribunal Federal (STF) dará início ao julgamento de Monique Medeiros da Costa e Silva de Almeida, comum foco crítico: a tentativa de conversão de sua prisão…
2
0

Doação presumida de órgãos e o caso Pavesi:

1 CONSTRUÇÃO DO PROBLEMA O contexto atual no cerne das políticas públicas e discussões de direitos humanos, bioéticos e penais, que envolvem a doação de órgãos e tecidos no Brasil, está revirando o…
1
0

STJ Set23 - Júri - Absolvição não pode ser revertida pelo TJRN, pelo simples fato de não concordar com a Decisão do Jurados

PROCESSUAL PENAL. AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL. HOMICÍDIO. CASSAÇÃO DA SENTENÇA ABSOLUTÓRIA, COM ESPEQUE NO ART. 593 , III , D, DO CPP . NECESSIDADE DE QUE O ACÓRDÃO DEMONSTRE A…
1
0
Hipólito Bica, Advogado
há 5 meses

A inconstituicionalidade da vedação de liberdade provisória na lei de drogas

SUMÁRIO CAPÍTULO I. 3 1. DA LIBERDADE PROVISÓRIA.. 3 1.1. Aspectos Históricos. 3 1.2. Aspectos Gerais da Liberdade Provisória. 4 1.3. Conceitos e Natureza Jurídica. 5 1.4. Liberdade Provisória com ou…
1
0
Emily Dalbone, Advogado
há 11 meses

O cabimento da Revisão Criminal contra decisões dos jurados no tribunal do júri

Precipuamente no que diz respeito ao cabimento da revisão criminal contra decisões dos jurados no âmbito do Tribunal do Júri, existem três entendimentos: o primeiro deles entende pelo descabimento da…
1
0
Damares Brito, Estudante de Direito
ano passado

A LEI 9.455/1997 na Legislação Penal Brasileira

O presente artigo fala a respeito do surgimento da Lei 9.455 /97 ,que trata exclusivamente do crime de tortura,como se configura ,quem pode praticá-lo entre outros aspectos dentro desse tema. Para…
1
0

Violência e Crueldade animal: Prevenção, combate e jurisprudência

Universidade de Araraquara Barbara Parlangeli Gonçalves VIOLÊNCIA E CRUELDADE ANIMAL: Prevenção, combate e jurisprudência Araraquara 2022 Barbara Parlangeli Gonçalves VIOLÊNCIA E CRUELDADE ANIMAL:…
2
0

Caso Flordelis: Análise jurídica da sentença penal condenatória

A ex-Deputada Federal Flordelis foi condenada no dia 13.11.2022 a uma pena de 50 (cinquenta) anos pelos crimes de homicídio triplamente qualificado (art. 121, § 2º, incisos I, III e IV, do CP) em…
2
0