Artigo 1572 da Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

Institui o Código Civil.
SUBTÍTULO I
Do Casamento
Art. 1.572. Qualquer dos cônjuges poderá propor a ação de separação judicial, imputando ao outro qualquer ato que importe grave violação dos deveres do casamento e torne insuportável a vida em comum.
§ 1º A separação judicial pode também ser pedida se um dos cônjuges provar ruptura da vida em comum há mais de um ano e a impossibilidade de sua reconstituição.
§ 2º O cônjuge pode ainda pedir a separação judicial quando o outro estiver acometido de doença mental grave, manifestada após o casamento, que torne impossível a continuação da vida em comum, desde que, após uma duração de dois anos, a enfermidade tenha sido reconhecida de cura improvável.
§ 3º No caso do parágrafo 2º, reverterão ao cônjuge enfermo, que não houver pedido a separação judicial, os remanescentes dos bens que levou para o casamento, e se o regime dos bens adotado o permitir, a meação dos adquiridos na constância da sociedade conjugal.

Ação de Sonegados pelo Rito Ordinário

o domínio e a posse da herança transmitem-se, a todos os herdeiros, ao teor do artigo 1.572 do Código Civil Brasileiro... nos artigos 282 e seguintes do Código Civil Brasileiro promover a presente …
Fernanda H, Bacharel em Direito
ano passado

{Modelo} Ação de Divórcio c/c Partilha de Bens

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE _______, ESTADO DO ________. (NOME COMPLETO), brasileira, casada, do lar, portadora da cédula de identidade RG nº…
Bruna Rodrigues, Advogado
há 2 anos

[Modelo] Cautelar de Separação de Corpos

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA ___ VARA DE FAMÍLIA E SUCESSÕES DA CIRCUNSCRIÇÃO DE BRASÍLIA/DF [NOME REQUERENTE] , naturalidade, estado civil, profissão, portadora da cédula de identidade nº…

Divórcio litigioso

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ____ª VARA DE FAMILIA E SUCESSÕES DA COMARCA DE BETIM/MG. ____________ , brasileiro, casado, operador de produção, inscrito no CPF sob o nº…
Juliano Souza, Estudante de Direito
há 5 anos

[Modelo] Homologação da partilha amigável dos bens

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA... ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE..., ESTADO DO... ..., (qualificação) portadora da Carteira de Identidade/RG nº..., e, CPF/MF nº... E,..., (qualificação) portadora da…
Fernando Araujo, Advogado
há 7 anos

Modelo divórcio com alimentos visita e guarda

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA __ª VARA DA FAMÍLIA E SUCESSÕES DA COMARCA DE SÃO PAULO - SP . JOANA DA SILVA , brasileira, casada, professora, inscrita no CPF nº. _____,…