Art. 96 da Constituição Federal de 88

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 96. Compete privativamente:
I - aos tribunais:
a) eleger seus órgãos diretivos e elaborar seus regimentos internos, com observância das normas de processo e das garantias processuais das partes, dispondo sobre a competência e o funcionamento dos respectivos órgãos jurisdicionais e administrativos;
b) organizar suas secretarias e serviços auxiliares e os dos juízos que lhes forem vinculados, velando pelo exercício da atividade correicional respectiva;
c) prover, na forma prevista nesta Constituição, os cargos de juiz de carreira da respectiva jurisdição;
d) propor a criação de novas varas judiciárias;
e) prover, por concurso público de provas, ou de provas e títulos, obedecido o disposto no art. 169, parágrafo único, os cargos necessários à administração da Justiça, exceto os de confiança assim definidos em lei;
f) conceder licença, férias e outros afastamentos a seus membros e aos juízes e servidores que lhes forem imediatamente vinculados;
II - ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores e aos Tribunais de Justiça propor ao Poder Legislativo respectivo, observado o disposto no art. 169:
a) a alteração do número de membros dos tribunais inferiores;
b)
a criação e a extinção de cargos e a fixação de vencimentos de seus membros, dos juízes, inclusive dos tribunais inferiores, onde houver, dos serviços auxiliares e os dos juízos que lhes forem vinculados;
(Revogado)
b) a criação e a extinção de cargos e a remuneração dos seus serviços auxiliares e dos juízos que lhes forem vinculados, bem como a fixação do subsídio de seus membros e dos juizes, inclusive dos tribunais inferiores, onde houver, ressalvado o disposto no art. 48, XV; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
(Revogado)
b) a criação e a extinção de cargos e a remuneração dos seus serviços auxiliares e dos juízos que lhes forem vinculados, bem como a fixação do subsídio de seus membros e dos juízes, inclusive dos tribunais inferiores, onde houver; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 41, 19.12.2003)
c) a criação ou extinção dos tribunais inferiores;
d) a alteração da organização e da divisão judiciárias;
III - aos Tribunais de Justiça julgar os juízes estaduais e do Distrito Federal e Territórios, bem como os membros do Ministério Público, nos crimes comuns e de responsabilidade, ressalvada a competência da Justiça Eleitoral.

Deputado quer que Supremo crie Juizados Especiais Criminais Digitais

tal projeto restou vetado face ao vício de iniciativa conforme o artigo 96 da Constituição Federal. Para o Deputado... CRIMINAIS DIGITAIS Para o Deputado Federal JHC (PSB-AL), a criação desse tipo …

Deputado quer que Supremo crie Juizados Especiais Criminais Digitais

o artigo 96 da Constituição Federal. Para o Deputado, o Brasil, que possui 181 milhões de usuários de internet, ou 70... Federal por alagoas, quer que o presidente do Supremo Tribunal Dias Toffoli …
Diego Carvalho, Advogado
há 4 meses

TST depende do Supremo para consolidar aplicação da reforma trabalhista

de suas decisões (CPC, artigo 926)”, escreveu. Douglas Rodrigues, com base também no artigo 96, I, da Constituição Federal de 1988... o entrave e pediu a declaração de inconstitucionalidade do artig…

TST depende do Supremo para consolidar aplicação da reforma trabalhista

também no artigo 96, I, da Constituição Federal de 1988, defende ser competência dos tribunais definir em seus regimentos... Brasil 2019 , lançado na quarta-feira (29/5) no Supremo Tribunal Federal
Lucas M Medeiros, Estudante de Direito
há 4 meses

Da independência do tribunal de contas para instauração de processo legislativo que vise modificar sua organização e funcionamento interno

, todos da CF/88. Pacificou-se o entendimento de que os tribunais de contas, conforme reconhecido pela Constituição Federal... e funcionamento interno O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) …

Resumo do Informativo nº 940 do STF

ele, ao dispor sobre os órgãos do Poder Judiciário, o art. 92 da Constituição Federal (CF) (1) previu como regra... as quais a Constituição Federal não resguarda paralelo. Ademais, reputaram não …

Pauta de julgamentos do Supremo Tribunal Federal para esta quinta-feira (28)

Legislativa de Goiás Ação em face dos artigos. 1º e 3º da Emenda Constitucional 50/2014, à Constituição de Goiás... com a Constituição Federal , os dispositivos atacados são uma tentativa ilegítima …

Resumo do Informativo 639 do STJ

a prerrogativa de foro (art. 105, I, da Constituição Federal), o desembargador acusado houvesse de responder à ação penal... de seus desembargadores) promovem sua própria gestão (art. 96, I, "a", e …

Regimento Interno disciplina normas de tramitação e de julgamento de processos e serviços do STF

da República estabelece em seu artigo 96 a competência dos tribunais para a elaboração de normas de organização interna... ou recursal. Com a superveniência da Constituição de 1988, as normas de …

PGR: dispositivo inserido por emenda parlamentar a projeto de lei de iniciativa reservada ao Tribunal de Contas é inconstitucional

dos artigos 73 e 96-II- b da Constituição indica a existência de reserva de iniciativa ao Tribunal de Contas para leis... inconstitucional A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, enviou ao …