Artigo 94 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 94. Um quinto dos lugares dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais dos Estados, e do Distrito Federal e Territórios será composto de membros, do Ministério Público, com mais de dez anos de carreira, e de advogados de notório saber jurídico e de reputação ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional, indicados em lista sêxtupla pelos órgãos de representação das respectivas classes.
Parágrafo único. Recebidas as indicações, o tribunal formará lista tríplice, enviando-a ao Poder Executivo, que, nos vinte dias subseqüentes, escolherá um de seus integrantes para nomeação.

Robson Vieira Teixeira de Freitas é nomeado desembargador do TJ-DF

O advogado Robson Vieira Teixeira de Freitas foi nomeado o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro. A nomeação foi publicada no…

OAB-BA publica edital para vaga de desembargador do TJBA

A OAB da Bahia publicou, nesta segunda-feira (27), no Diário da Justiça, edital de abertura de processo seletivo para preenchimento da vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia,…

OAB-BA manifesta apoio e defesa ao quinto constitucional

A OAB/BA, através do seu Colégio de Presidentes, vem, publicamente, manifestar completo APOIO e DEFESA ao quinto constitucional, recentemente alvo de duros e injustos ataques por algumas autoridades…

PEC cria cota para mulheres em lista tríplice para Judiciário e Ministério Público

A senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) quer alterar a Constituição para garantir expressamente a participação de mulheres nas listas destinadas à escolha dos integrantes dos tribunais judiciários, dos…
Senado
há 3 anos

Proposta garante indicados de ambos os sexos em listas para tribunais

A senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) quer alterar a Constituição para garantir expressamente a participação de pessoas de ambos os sexos nas listas destinadas à escolha dos integrantes dos tribunais…

Controle de Constitucionalidade aspectos históricos jurídicos da Ação Direta de Inconstitucionalidade

Resumo Com pouco mais de 29 anos a Constituição de 1988 tem crescido e a supremacia da norma tomou seu devido lugar, não sendo somente formal, mas também material e axiológica. Para construção do…
Justificando
há 4 anos

Democratização do judiciário: um dos objetivos fundamentais da República

A saga de Rafael Braga e seus processos penais vêm causando grandes discussões e debates nos últimos tempos. Seu caso é evidentemente sintomático e explicita as mazelas mais execráveis,…

Desembargador Roberto Freitas Filho é o novo membro do TJDFT

Tomou posse na tarde desta segunda-feira, 15/5, no cargo de desembargador do TJDFT, o advogado Roberto Freitas Filho. O novo magistrado foi nomeado pelo Presidente da República, Michel Temer, para…

Desembargador Roberto Freire Filho é o novo membro do TJDFT

Tomou posse na tarde desta segunda-feira, 15/5, no cargo de desembargador do TJDFT, o advogado Roberto Freire Filho. O novo magistrado foi nomeado pelo Presidente da República, Michel Temer, para…

TJDFT dá posse a novo desembargador nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira, 15/5, o Presidente do TJDFT, desembargador Mario Machado, dará posse ao advogado Roberto Freitas no cargo de desembargador. A solenidade será realizada na Sala de Sessões…