Parágrafo 1 Artigo 87 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 87. Os Ministros de Estado serão escolhidos dentre brasileiros maiores de vinte e um anos e no exercício dos direitos políticos.
Parágrafo único. Compete ao Ministro de Estado, além de outras atribuições estabelecidas nesta Constituição e na lei:
I - exercer a orientação, coordenação e supervisão dos órgãos e entidades da administração federal na área de sua competência e referendar os atos e decretos assinados pelo Presidente da República;
II - expedir instruções para a execução das leis, decretos e regulamentos;
III - apresentar ao Presidente da República relatório anual de sua gestão no Ministério;
IV - praticar os atos pertinentes às atribuições que lhe forem outorgadas ou delegadas pelo Presidente da República.
Welerson Faria, Administrador
há 28 dias

Ministério da Justiça e Segurança Pública - Portaria No 648/2024: Diretrizes sobre o Uso de Câmeras Corporais

Introdução A Portaria No 648/2024, emitida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil, estabelece diretrizes abrangentes para o uso de câmeras corporais pelos órgãos de segurança…
1
0

Não se pode falar em piso da educação se não há respeito à carreira

Dentro da produção legislativa nacional, tão demorada para tratar de certos temas que são de estima e clamor popular ou de outros que são de urgência pública, o ano de 2008 trouxe certa justiça ao…
2
0
Paulo Ítalo, Bacharel em Direito
ano passado

Constitucionalidade da Execução Invertida contra a Fazenda Pública nas ações que tramitam pelo procedimento comum, com base nos princípios da simplicidade, celeridade e economia processual.

1. FAZENDA PÚBLICA EM JUÍZO I Conceito de Fazenda Pública Para Leonardo Carneiro da Cunha (2020, p. 32) “a palavra Fazenda Pública representa a personificação do Estado abrangendo as pessoas…
6
0
XPOENTS, Advogado
há 2 anos

Taxa de Uso do Siscomex: Entenda o que é

Publicado Originalmente em:. Taxa de Uso do Siscomex: Entenda o que é (xpoents.com.br) No comércio exterior, uma das maiores preocupações dos órgãos fiscalizadores de diversos países é a…
1
0

Periculosidade dos motociclistas

Periculosidade dos motociclistas – A Lei nº 12.997 de 18 de Junho de 2.014 estabelece que os empregados que utilizam motocicleta no exercício de suas atividades profissionais, independentemente do…
2
0
José Iran Lima, Estudante de Direito
há 2 anos

Organização da Administração Pública

Antony Davi Rosendo da Silva [1] Amyna Karilia Mendonça Tavares [2] Ednaldo Fernandes de Almeida [3] José Iran Lima da Costa Filho [4] Leandro Paiva do Monte Rodrigues [5] Raityssa Brendha Dantas…
1
0

Ministério do Trabalho e Previdência Social publica a Portaria que proíbe dispensa por justa causa de empregado que opta por não vacinar contra Covid-19

Nesta segunda-feira, dia 1º de novembro de 2021, Onyx Lorenzoni, Ministro do Trabalho e Previdência Social assinou e publicou a Portaria nº 620/2021, no "Diário Oficial da União", determinando que as…
5
0

O Regime jurídico administrativo de acordo com a Constituição Federal de 1988

Josenilton Silva Cavalcante Júnior [1] Antônio Adriano dos Santos [2] Ruana Virgínia Gomes de Melo [3] Vanderlieux dos Santos Costa [4] Emerson Barros de Aguiar [5] RESUMO O presente artigo possui o…
3
0

Fontes formais do Direito do Trabalho

As fontes formais podem ser entendidas como o fenômeno de exteriorização final das normas jurídicas, os mecanismos e modalidades mediante os quais o direito transparece e se manifesta. A Constituição…
0
0

Uma necessária investigação

UMA NECESSÁRIA INVESTIGAÇÃO Rogério Tadeu Romano I - O FATO A Folha de São Paulo, em sua edição de 28 de junho de 2021, noticiou que “ao comentar com apoiadores nesta segunda-feira (28) a denúncia de…
6
1