Artigo 75 do Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

CP - Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

Art. 75. O tempo de cumprimento das penas privativas de liberdade não pode ser superior a 40 (quarenta) anos. (Redação dada pela Lei nº 13.964, de 2019)
§ 1º - Quando o agente for condenado a penas privativas de liberdade cuja soma seja superior a 30 (trinta) anos, devem elas ser unificadas para atender ao limite máximo deste artigo. (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)
(Revogado)
§ 1º Quando o agente for condenado a penas privativas de liberdade cuja soma seja superior a 40 (quarenta) anos, devem elas ser unificadas para atender ao limite máximo deste artigo. (Redação dada pela Lei nº 13.964, de 2019)
§ 2º - Sobrevindo condenação por fato posterior ao início do cumprimento da pena, far-se-á nova unificação, desprezando-se, para esse fim, o período de pena já cumprido. (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)
Concurso de infrações

Aumento do limite máximo de cumprimento de pena; reflexos no sistema prisional brasileiro e na ressocialização dos presos.

CENTRO UNIVERSITÁRIO PARAÍSO- UNIFAP Curso de Direito JOSÉ LEITE CARDOZO SAMPAIO AUMENTO DO LIMITE MÁXIMO DE CUMPRIMENTO DE PENA: REFLEXOS NO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO E NA RESSOCIALIZAÇÃO DOS…

Art.75 do CP com a modificação da Lei 13.964/2019 e a Inconstitucionalidade das penas máximas prisionais em 40 ou 50 anos.

A lei 13.9064/2019 chamada de "pacote anticrime" aumentou o tempo máximo de cumprimento das penas para 40 anos, em evidente afronta à Constituição , ironizando inclusive o estado de coisas…

A Doença Mental e Aplicação de Pena ou Medida de Segurança

A doença mental. As doenças mentais são condições de anormalidade ou comprometimento de ordem psicológica, mental ou cognitiva. Há diversos fatores que explicam os transtornos psiquiátricos, como…

Pacote Anticrime: as alterações do Código Penal pela Lei 13.964/2019.

Recentemente, foi aprovada a Lei 13.964/2019, proveniente de um projeto do Governo denominado de Pacote Anticrime. Com a sua aprovação pelo Congresso Nacional, o Código Penal sofre alterações a…

A responsabilidade penal do criminoso psicopata

Amanda Silva Nascimento Resumo E concreto dizer que este estudo busca estudar a responsabilidade penal do psicopata criminoso. O qual estuda conceitos e opiniões que demonstra a psicopatia; buscando…

Presos Cobaias ou Cobaias Presas? A Infeliz Manifestação da Xuxa!

A apresentadora Xuxa Meneghel provocou muita polêmica com sua manifestação, na qual defendeu, para poupar os animais, a utilização de presos como cobaias para experimentos de remédios e vacinas. Há…

Presos para experimento humano (testes de vacinas e remédios)

Xuxa sugere que pessoas presas sejam usadas como experimento para testes de vacinas e remédios Diretrizes, Normas e Leis em Pesquisa em Saúde Antes de tudo, esclareço desde logo, que no Brasil,…

Testes de laboratório em presos: é possível?

No dia 26/03/2021, em uma live no canal da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, a apresentadora Xuxa Meneghel defendeu que o teste de remédios não deveria ser feito em animais, haja vista que…
Daynnara Lima, Advogado
há 3 meses

Os crimes previdenciários e seus impactos na ordem econômica da administração pública.

resumo A seguridade social, que compreende um conjunto de políticas sociais que visam estabelecer igualdade e dignidade aos indivíduos, possui três pilares, quais sejam a saúde, assistência e…

Da medida de segurança, das formas de indulgência do Estado e dos meios de impugnação

O ordenamento jurídico adota o sistema vicariante (sistema dualista alternativo) em que se aplica a pena ou a medida de segurança. A medida de segurança sempre decorre de uma sentença absolutória…