Artigo 70 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.
Parágrafo único. Prestará contas qualquer pessoa física ou entidade pública que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária.
(Revogado)
Parágrafo único. Prestará contas qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

Do dever de prestar contas dos atos de admissão de pessoal

Por Benigno Núñez Novo e Maria do Socorro Freitas de Brito As atribuições dos Tribunais de Contas não derivam de delegação dos órgãos do Poder Legislativo, mas traduzem emanação direta do próprio…
1
0
Bruno Martins Bv, Estudante de Direito
há 11 meses

As competências do tribunal de contas da união em consonância com a carta magna

BRUNO ALVARENGA CAMPOS MARTINS INTRODUÇÃO O presente artigo busca destacar as competências do Tribunal de Contas da União, a apreciação dos atos de admissão de pessoal, a inspeção, auditorias, a…
1
0

O planejamento de viagens como ferramenta para eficiência nos gastos

Luis Gustavo Hernandes Vieira, advogado, servidor público federal e atua na Coordenação de Serviços, Material e Patrimônio do Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Resumo: O planejamento…
1
0
Jades Oliveira, Bacharel em Direito
há 11 meses

“O Conselho Federal e os Conselhos Seccionais da OAB não estão obrigados a prestar contas ao TCU nem a qualquer outra entidade externa.”

RESUMO: A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) não se sujeita à prestação de contas perante o Tribunal de Contas da União (TCU) e a ausência dessa obrigatoriedade não representa ofensa ao art. 70,…
2
2
há 11 meses

Empoderamento do Congresso Nacional, orçamento secreto e outras distorções do orçamento público: proposta de mudança

RESUMO O empoderamento do Congresso Nacional para alterar o Projeto de Lei Orçamentária Anual está materializado no orçamento secreto, nas emendas parlamentares impositivas e nas transferências…
1
0

A evolução da administração pública para além dos palácios na reconstrução arendtiana dos direitos humanos: o princípio da transparência na dicotomia público-privado

Advogado. Mestrando em Direito Empresarial e Cidadania pelo Centro Universitário Unicuritiba. INTRODUÇÃO A base de nossa democracia é a participação popular, sendo o controle social a garantia que…
1
0
Celio Leite, Advogado
ano passado

Tomada de Contas Especial IN 88/20

A lei 8.443/92, que é o Regimento interno do Tribunal de Contas da União, estabelece, em observância ao disposto no art. 70 da Constituição da República federativa, que, "Diante da omissão no dever…
1
0
Simone Feuser, Advogado
ano passado

A Súmula 443 do Tribunal Superior do Trabalho e sua (in)compatibilidade com Constituição Federal

Simone Feuser [1] RESUMO: O Tribunal Superior do Trabalho editou em 2012 a Súmula 443 que presume discriminatória a demissão de empregado portador do vírus HIV ou de outra doença grave que suscite…
2
0

Licitações: Uma breve contextualização do Decreto Lei 2.300/86 à Lei n. 14.133/21.

Licitações: Uma breve contextualização do Decreto Lei 2.300 /86 à Lei n. 14.133 /21. 1. CONCEITO E ASPECTOS GERAIS: Licitação é um procedimento administrativo anterior às contratações do poder…
2
0

A função social dos tribunais de contas

Inspirado pelos ideais de liberdade pós Revolução Francesa, o constituinte francês já expressava seu zelo com a aplicação do dinheiro público, tanto que garantiu ao cidadão, na Declaração dos…
1
0