Artigo 928 da Lei nº 5.869 de 11 de Janeiro de 1973

CPC - Lei nº 5.869 de 11 de Janeiro de 1973

Institui o Código de Processo Civil .
Art. 928. Estando a petição inicial devidamente instruída, o juiz deferirá, sem ouvir o réu, a expedição do mandado liminar de manutenção ou de reintegração; no caso contrário, determinará que o autor justifique previamente o alegado, citando-se o réu para comparecer à audiência que for designada.
Parágrafo único. Contra as pessoas jurídicas de direito público não será deferida a manutenção ou a reintegração liminar sem prévia audiência dos respectivos representantes judiciais.

Os privilégios da fazenda pública em juízo e seus reflexos na aplicação do Princípio da Paridade de Armas

RESUMO: O presente artigo tem por objetivo analisar as prerrogativas processuais conferidas pelo legislador à Fazenda Pública e a divergência que se estabeleceu na doutrina quanto aos reflexos de tal…
2
0

Ações Possessórias

1. CONCEITO DE POSSE É o exercício aparente dos direitos da propriedade. A posse é apenas um dos elementos que caracteriza a propriedade. A posse está relacionada ao mundo da aparência. Existem duas…
2
0

Ações Possessórias e o novo código de processo civil

1. INTRODUÇÃO: O Código de Processo Civil de 2015 (Lei n. 13.105) dispõe sobre ações possessórias nos artigos 554 a 568, especificamente no Capítulo III do Título III, (“Dos procedimentos especiais”)…
53
7
Hugo Batalha, Advogado
há 7 anos

O controle jurisdicional da administração pública e a defesa da posse de imóveis públicos

RESUMO O presente trabalho destina-se a examinar a tutela da posse de bens públicos imóveis à luz do parecer da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo AJG 193/2016 aprovado pela Secretária de…
3
0

Ações Possessórias

Posse Conforme Humberto Theodoro Júnior a ideia de posse possui dois elementos constitutivos o corpus e o animus domini. Essa teoria chamada de clássica ou subjetiva funda-se na distinção entre posse…
4
0
há 8 anos

Tutelas conforme novo código de processo civil

MISAEL MONTENEGRO FILHO Segundo Montenegro filho, o novo Código de Processo Civil substitui a ação cautelar pela tutela da urgência, e a tutela antecipada pela tutela da evidência, que passam a ser…
3
0

Enunciados aprovados no II Fórum Permanente de Direito Processual do Trabalho

Para compreender a estrutura e formatação do II Fórum Permanente de Direito Processual do Trabalho leia a Carta de Salvador . Clique aqui para ver Consolidação dos Enunciados PARTE GERAL E PROVAS 23.
6
0

Consolidação dos enunciados do Fórum Permanente de Direito Processual do Trabalho

I Fórum - Rio de Janeiro, 2015 1. (art. 15 do CPC ) As regras do CPC , por força da aplicação conjunta dos seus arts. 1º e 15 , devem ser aplicadas supletivamente no processo do trabalho de modo a…
3
0
Samira Pompeo, Advogado
há 8 anos

Procedimentos especiais e Tutelas de Urgência

I. Introdução O presente trabalho visa dissertar sobre as Tutelas de Urgência no Código de Processo Civil de 2015, as quais estão previstas entres os artigos 300 a 311 . Além disso, também visa…
1
0

A jurisprudência na jurisdição civil

Nos termos da Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988 (art. 5º, inc. XXXV) cabe ao Poder Judiciário o monopólio da função jurisdicional, na medida em que a lei não pode excluir da sua…
3
0