Parágrafo 4 Artigo 57 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 57. O Congresso Nacional reunir-se-á, anualmente, na Capital Federal, de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 50, de 2006)
§ 4º Cada uma das Casas reunir-se-á em sessões preparatórias, a partir de 1º de fevereiro, no primeiro ano da legislatura, para a posse de seus membros e eleição das respectivas Mesas, para mandato de 2 (dois) anos, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subseqüente. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 50, de 2006)

[Resumo] Informativo nº 1079/2022 do Supremo Tribunal Federal

Olá, amigos e amigas! Vamos conhecer o resumo dos principais julgados de mais uma edição do informativo de jurisprudências do STF? Acesse a íntegra da Edição nº 1079 AQUI . Abraço, Plenário DIREITO…
8
0

Obra do Dr. Júlio Pinto é usada para fundamentar voto do ministro Gilmar Mendes do STF

Trecho do livro Poder Legislativo Brasileiro: Institutos e Processos (Forense, 2009) é usado para fundamentar o voto do ministro Gilmar Mendes do Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento da Ação…
1
0

[Resumo] Informativo nº 1031/2021 do Supremo Tribunal Federal

Olá, pessoal! Vamos conhecer o mais novo informativo de jurisprudências do Supremo Tribunal Federal? A íntegra da Edição nº 1031 vocês podem acessar AQUI . Abaixo, reproduzo o resumo dos principais…
2
0
Wagner Brasil, Advogado
há 3 anos

PSOL questiona normas sobre reeleição na Assembleia Legislativa de Roraima

Se gostar dessa notícia, siga este canal e minhas redes sociais para ter acesso a mais conteúdos sobre Direito Penal e Direito Eleitoral. Instagram: https://www.instagram.com/wagnerbrasil.adv…
1
0

STF barra reeleição na Câmara e no Senado

Por maioria dos votos, o STF decidiu vetar a reeleição nas presidências da Câmara e Senado numa mesma legislatura. O relator do caso, ministro Gilmar Mendes, votou a favor da reeleição dos atuais…
3
0
Augusto Lima, Advogado
há 3 anos

Rodrigo Maia costura a sua reeleição

O Supremo Tribunal Federal iniciou hoje o julgamento da ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) n. 6524, movida pelo PTB, onde o partido sustenta, em suma, a inconstitucionalidade de eventuais…
1
0

Celso de Mello libera candidatura de Rodrigo Maia para Presidência da Câmara

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, indeferiu nesta quarta-feira (1/2) liminar no mandado de segurança que buscava impedir a candidatura do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a…
0
0

Celso de Mello libera candidatura de Rodrigo Maia para Presidência da Câmara

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, liberou a candidatura do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a Presidência da Câmara dos Deputados. A eleição para o cargo será nesta…
0
0
Agência Brasil
há 7 anos

STF deve decidir sobre candidatura de Maia ainda hoje, dizem deputados

Os deputados André Figueiredo (PDT-CE), Jovair Arantes (PTB-GO), Rogério Rosso (PSD-DF) e Júlio Delgado (PSB-MG) disseram que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Melo irá se…
0
0
Agência Brasil
há 7 anos

STF deve decidir sobre candidatura de Maia ainda hoje, dizem deputados

Após se reunir com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello, os deputados André Figueiredo (PDT-CE), Jovair Arantes (PTB-GO), Rogério Rosso (PSD-DF) e Júlio Delgado (PSB-MG)…
0
0