Artigo 55 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 55. Perderá o mandato o Deputado ou Senador:
I - que infringir qualquer das proibições estabelecidas no artigo anterior;
II - cujo procedimento for declarado incompatível com o decoro parlamentar;
III - que deixar de comparecer, em cada sessão legislativa, à terça parte das sessões ordinárias da Casa a que pertencer, salvo licença ou missão por esta autorizada;
IV - que perder ou tiver suspensos os direitos políticos;
V - quando o decretar a Justiça Eleitoral, nos casos previstos nesta Constituição;
VI - que sofrer condenação criminal em sentença transitada em julgado.
§ 1º - É incompatível com o decoro parlamentar, além dos casos definidos no regimento interno, o abuso das prerrogativas asseguradas a membro do Congresso Nacional ou a percepção de vantagens indevidas.
§ 2º Nos casos dos incisos I, II e VI, a perda do mandato será decidida pela Câmara dos Deputados ou pelo Senado Federal, por voto secreto e maioria absoluta, mediante provocação da respectiva Mesa ou de partido político representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa.
(Revogado)
§ 2º Nos casos dos incisos I, II e VI, a perda do mandato será decidida pela Câmara dos Deputados ou pelo Senado Federal, por maioria absoluta, mediante provocação da respectiva Mesa ou de partido político representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 76, de 2013)
§ 3º Nos casos previstos nos incisos III a V, a perda será declarada pela Mesa da Casa respectiva, de ofício ou mediante provocação de qualquer de seus membros, ou de partido político representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa.
§ 4º A renúncia de parlamentar submetido a processo que vise ou possa levar à perda do mandato, nos termos deste artigo, terá seus efeitos suspensos até as deliberações finais de que tratam os §§ 2º e 3º. (Incluído pela Emenda Constitucional de Revisão nº 6, de 1994)

Petição - Ação Aviso Prévio

e 516 do NCPC, e com o o 8 se VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO - EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) DO TRABALHO DA 32° SP (2.° REGIÃO). Processo Carta de Ordem INTERNET Execução ANAJUCLA X UNIÃO…

Petição - Ação Indenizaçao por Dano Moral contra Condomínio Damha, Tobelli Comercio de Calcados e União Federal-Agu

Poder Judiciário Justiça do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 24a Região Ação Trabalhista - Rito Ordinário Processo Judicial Eletrônico Data da Autuação: 26/09/2017 Valor da causa: Partes:…

Petição - Ação Verbas Rescisórias

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DO TRABALHO DA 2a VARA DO TRABALHO DE NOVA FRIBURGO - POSTO AVANÇADO DE CANTAGALO - RJ. Processo n° E COMÉRCIO LTDA, empresa privada, inscrita no CNPJ/MF sob o n° ,…

Intimação - Procedimento Do Juizado Especial Cível - 0006039-79.2021.8.16.0026 - Disponibilizado em 25/10/2021 - TJPR

NÚMERO ÚNICO: 0006039-79.2021.8.16.0026 POLO ATIVO JAINE DE CASSIA MARQUES POLO PASSIVO CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES POSITIVO LTDA ADVOGADO(A/S) CAIO MURILO KERLING | 90009/PR JOAO PAULO DE CAMPOS…

Petição - Ação Multa de 40% do Fgts

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(ÍZA) DE DIREITO DA 27a VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO Reclamação trabalhista Autos n° -2016-5-02-0027 O MUNICÍPIO DE SÃO PAULO , nos autos da reclamação…

Petição - Ação Anulação

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA 1a VARA CÍVEL DA COMARCA DE CAMPOS DE GOYTACAZES Processo n° , qualificado nos autos do processo em epígrafe, com base no art. 994, I e…

Petição Inicial - Ação Anulação

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ..... VARA DE FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE CAMPOS DE GOYTACAZES , brasileiro, , portador da carteira de identidade n° (DETRAN/RJ), CPF n°…

Petição - Ação Despedida / Dispensa Imotivada

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA MM. 33a VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO/SP Processo n° , já qualificada nos autos da Reclamação Trabalhista que move em face HIGILIMP LIMPEZA AMBIENTAL LTDA e outra…

Petição - Ação Despedida / Dispensa Imotivada

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA MM. 33a VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO/SP Processo n° , já qualificada nos autos da Reclamação Trabalhista que move em face HIGILIMP LIMPEZA AMBIENTAL LTDA e outra…

Petição - Ação Abono de Município de Petrópolis) a contra Inovaluz Gestora de Iluminacao Urbana

Poder Judiciário Justiça do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 1a Região Recurso Ordinário Trabalhista Processo Judicial Eletrônico Data da Autuação: 18/01/2019 Valor da causa: Partes:…