Art. 52, § 1 da Constituição Federal de 88

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal:
Parágrafo único. Nos casos previstos nos incisos I e II, funcionará como Presidente o do Supremo Tribunal Federal, limitando-se a condenação, que somente será proferida por dois terços dos votos do Senado Federal, à perda do cargo, com inabilitação, por oito anos, para o exercício de função pública, sem prejuízo das demais sanções judiciais cabíveis.

Diferentemente de Dilma, impeachment de Pezão também será julgado por magistrados

de perda do cargo e inabilitação é polêmica. A Constituição, em seu artigo 52, parágrafo único, estabelece que, nos processos... a votação nominal sobre a admissibilidade da denúncia. A Constituição

TRE de Minas defere registro de candidatura de Dilma Rousseff ao Senado

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais deferiu, nesta segunda-feira (17/9), o registro de candidatura ao senado da ex-presidente Dilma Rousseff (PT-MG). O pedido de registro foi impugnado dez…
Folha Política
ano passado

TSE deve julgar se Dilma continua elegível depois do impeachment

Pré-candidata ao Senado por Minas Gerais, a presidente cassada Dilma Rousseff (PT) pode enfrentar dificuldades para conseguir seu eventual registro de candidatura na Justiça Eleitoral. Ministros do…
Folha Política
ano passado

'A prática desmente a Constituição. Aqui, há pessoas acima da lei', critica Alexandre Garcia

O jornalista Alexandre Garcia traçou um triste retrato da impunidade dos poderosos no Brasil: "Aqui, há pessoas que estão acima da maioria e, sobretudo, acima da lei". E lamentou: "A Lava Jato tenta,…
Marina Rocha, Advogado
há 2 anos

Fatiamento do julgamento do impeachment de Dilma Rousseff

Em dezembro de 2015, o Deputado Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados à época, aceitou a denúncia, formulada por uma comissão de juristas, de crime de responsabilidade da então presidente…

Para Vice-PGE, decisão que convocou eleições diretas para governador do Amazonas é inconstitucional

O vice-procurador-geral Eleitoral em exercício, Francisco de Assis Vieira Sanseverino, opôs embargos de declaração contra decisão que manteve a cassação dos diplomas de José Melo de Oliveira e José…

Para Vice-PGE, decisão que convocou eleições diretas para governador do Amazonas é inconstitucional

O vice-procurador-geral Eleitoral em exercício, Francisco de Assis Vieira Sanseverino, opôs embargos de declaração contra decisão que manteve a cassação dos diplomas de José Melo de Oliveira e José…
Espaço Vital
há 3 anos

Com o impeachment, OAB quer Temer fora da vida pública por oito anos

A OAB quer Michel Temer fora da vida pública do Brasil por oito anos. Nesta quinta-feira (25), a entidade protocolou na Câmara denúncia contra o presidente no caso JBS com pedido de impeachment do…
Diego Stapazoli, Advogado
há 3 anos

Senado politicamente correto!

Em recente decisão o Senado Federal decidiu por 61 votos a 20, em acatar o pedido de impeachment da Presidenta afastada Dilma Rousseff. Ela foi condenada sob a acusação de ter cometido crimes de…

Rosa Weber nega liminar que pedia inabilitação de Dilma para cargos públicos

Por não demonstrar o perigo da demora, requisito necessário para concessão de liminar, a ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber negou pedido de liminar feito pelo senador Magno Malta (PR-ES)…