Artigo 50 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 50. A Câmara dos Deputados e o Senado Federal, ou qualquer de suas Comissões, poderão convocar Ministro de Estado ou quaisquer titulares de órgãos diretamente subordinados à Presidência da República para prestarem, pessoalmente, informações sobre assunto previamente determinado, importando crime de responsabilidade a ausência sem justificação adequada. (Redação dada pela Emenda Constitucional de Revisão nº 2, de 1994)
§ 1º Os Ministros de Estado poderão comparecer ao Senado Federal, à Câmara dos Deputados, ou a qualquer de suas Comissões, por sua iniciativa e mediante entendimentos com a Mesa respectiva, para expor assunto de relevância de seu Ministério.
§ 2º As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal poderão encaminhar pedidos escritos de informações a Ministros de Estado, importando em crime de responsabilidade a recusa, ou o não - atendimento, no prazo de trinta dias, bem como a prestação de informações falsas.
(Revogado)
§ 2º As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal poderão encaminhar pedidos escritos de informações a Ministros de Estado ou a qualquer das pessoas referidas no caput deste artigo, importando em crime de responsabilidade a recusa, ou o não - atendimento, no prazo de trinta dias, bem como a prestação de informações falsas. (Redação dada pela Emenda Constitucional de Revisão nº 2, de 1994)

I. O Foro por Prerrogativa de Função no Processo Penal - Foro por Prerrogativa de Função no Processo Penal - Ed. 2020

1.A competência no processo penal O presente capítulo analisará o denominado foro por prerrogativa de função no processo penal brasileiro e em alguns ordenamentos estrangeiros, também chamado de…

13. Controle da Administração Pública - C) O Controle Sobre a Ação Administrativa do Estado - Manual de Direito Administrativo - Ed. 2019

C) O CONTROLE SOBRE A AÇÃO ADMINISTRATIVA DO ESTADO Autor: Gabriel Lino de Paula Pires 13.1. A sujeição da Administração Pública ao Direito e a relevância da atividade de controle A Administração…

15. Empréstimo Compulsório em Caso de Calamidade Pública - Direito Tributário - Impactos Jurídicos e Econômicos da Covid-19 - Ed. 2020

Direito Tributário Autores: HAMILTON DIAS DE SOUZA Sócio fundador dos escritórios Dias de Souza Advogados Associados (SP) e Advocacia Dias de Souza (DF), Mestre e especialista em Direito Tributário…

4. Poder Legislativo - Direito Constitucional Brasileiro - Ed. 2019

4.1. Relação intrínseca entre o Legislativo e a democracia representativa É com a Revolução Francesa que se inauguram dois pontos fundamentais para nosso sistema decisório até os dias de hoje, quais…

Art. 1º - Emenda Constitucional de Revisão 2, de 7 de Junho de 1994 Ec de Revisão 2, de 7 Junio 1994, Se. Sem Resumoaltera o Caput do Art. 50 e Seu § 2º, da Constituição Federal

Art. 1º. É acrescentada a expressão "ou quaisquer titulares de órgãos diretamente subordinados à Presidência da República" ao texto do art. 50 da Constituição, que passa a vigorar com a redação…

Art. 50 - Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (Arts. 1.º a 114) - Constituição Federal Comentada - Ed. 2019

Art. 50. Lei agrícola a ser promulgada no prazo de um ano disporá, nos termos da Constituição, sobre os objetivos e instrumentos de política agrícola, prioridades, planejamento de safras,…