Art. 41, § 3 da Constituição Federal de 88

Constituição Federal de 1988

ÍNDICE TEMÁTICO
Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
§ 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

Direito Administrativo - Questões Discursivas - 2ª fase OAB

qual não podem ser adquiridos por usucapião, na forma do Art. 183, § 3º e/ou do Art. 191, parágrafo único, ambos da CRFB/88..., nos termos do Art. 5º, inciso LV, da CRFB/88 ou do Art. 49, § 3º, da …

Da Temporariedade das Medidas Coercitivas Atípicas – da Aplicação do Art. 139, IV do CPC/2015

Gabriela Sudbrack Crippa [1] Toda legislação civil codificada é construída com a finalidade de perdurar por longos lapsos de tempo, mercê da relevância que em si carrega para a sociedade à qual…

O instituto da vacância e o direito de retorno do servidor estável ao cargo público anteriormente ocupado

RESUMO Atualmente, diante do cenário de crise financeira que assola o País, a busca pelo ingresso na carreira pública tem sido a solução para aqueles que desejam estabilidade e demais garantias…

Estabilidade no serviço público e os limites para o retrocesso social

RESUMO O presente artigo analisa a estabilidade do servidor público, distinguindo um conteúdo essencial da norma, a ser protegido pelo princípio da vedação ao retrocesso social, das suas regras que…
há 3 anos

Processo Administrativo Disciplinar

Regime Jurídico Único: Norma constitucional que obrigava a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, a optarem por um único regime jurídico para seus servidores da administração direta,…
Douglas Cunha, Advogado
há 5 anos

Pensão no serviço público

De igual maneira que a aposentadoria, as pensões dos dependentes dos servidores foram objeto da Emenda à Constituição nº 41, publicada em 31/12/2003. As pensões dos dependentes dos servidores…

Capítulo 3 - agentes públicos - parte 06

Na redação original do artigo 39 , caput, da Constituição Federal havia a previsão da obrigatoriedade do regime jurídico único. Entretanto, com o advento da Emenda Constitucional nº 19 /98 tal…