Artigo 406 do Decreto Lei nº 3.689 de 03 de Outubro de 1941

CPP - Decreto Lei nº 3.689 de 03 de Outubro de 1941

Art. 406. O juiz, ao receber a denúncia ou a queixa, ordenará a citação do acusado para responder a acusação, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias. (Redação dada pela Lei nº 11.689, de 2008)
§ 1o O prazo previsto no caput deste artigo será contado a partir do efetivo cumprimento do mandado ou do comparecimento, em juízo, do acusado ou de defensor constituído, no caso de citação inválida ou por edital. (Redação dada pela Lei nº 11.689, de 2008)
§ 2o A acusação deverá arrolar testemunhas, até o máximo de 8 (oito), na denúncia ou na queixa.
§ 3o Na resposta, o acusado poderá argüir preliminares e alegar tudo que interesse a sua defesa, oferecer documentos e justificações, especificar as provas pretendidas e arrolar testemunhas, até o máximo de 8 (oito), qualificando-as e requerendo sua intimação, quando necessário. (Incluído pela Lei nº 11.689, de 2008)
Flavia Lacerda, Advogado
há 3 meses

Memorias - Exame 26

, inciso II, c/c Art. 61, inciso II, alínea f, todos do Código Penal. O processo teve regular prosseguimento, mas, em razão.... 386, inciso III, do Código de Processo Penal, pois o fato narrado não …
A Alves, Procurador e Advogado Público
há 4 anos

In dubio pro societate”?

O procedimento dos crimes dolosos contra a vida e seus conexos o chamado rito do Júri, é bipartido. A primeira parte, conhecida como “judicium accusationes”, inicia-se com o recebimento da denúncia…

Justiça Militar da União é competente para julgar militar que comete homicídio doloso contra civil, reafirma STM

O Superior Tribunal Militar (STM) reafirmou, por unanimidade, que a Justiça Militar da União é competente para processar e julgar casos de homicídio doloso cometidos por militares das Forças Armadas…

Justiça Militar da União é competente para julgar militar que comete homicídio doloso contra civil, reafirma STM

O Superior Tribunal Militar (STM) reafirmou, por unanimidade, que a Justiça Militar da União é competente para processar e julgar casos de homicídio doloso cometidos por militares das Forças Armadas…
A Alves, Procurador e Advogado Público
há 4 anos

Qual é a posição do Assistente de Acusação?

Além das partes essenciais para a validade da relação jurídica processual, há aquelas denominadas acessórias ,  secundárias ,  contingentes  ou  eventuais,  pois não são imprescindíveis para a…

O que é a chamada "eloquência acusatória"?

Procedimento do Tribunal do Júri Quando a pessoa pratica um crime doloso contra a vida, ela responde a um processo penal que é regido por um procedimento especial, próprio do Tribunal do Júri (arts.

Para juíza do Rio, não dá para conciliar celeridade e excesso de trabalho

Não é possível exigir celeridade nos procedimentos judiciais quando a defesa apresenta 19 testemunhas e quando o juízo tem muitos processos e poucos trabalhadores. Essa foi a justificativa…

Aceita a denúncia contra homem acusado de atropelar e matar jovem em Capão da Canoa

A Juíza Vivian Feliciano , da Vara Criminal da Comarca de Capão da Canoa, recebeu nessa quinta-feira, 9/4, o pedido de denúncia do Ministério Público que envolve o réu Leonan dos Santos Franco. Na…

Dica de Direito Penal para a 2ª fase do Exame de Ordem

Durante os próximos dias, os professores do Portal Exame de Ordem irão ajudar quem se prepara para a 2ª fase do XIV Exame de Ordem Unificado da OAB divulgando dicas e sugestões importantes para a…

Acompanhe júris do DF em espaço exclusivo no site do TJDFT

Os Interessados em acompanhar os julgamentos nos Tribunais do Júri do DF contam com um espaço exclusivo e constantemente atualizado, disponibilizado pela Assessoria de Comunicação Social. Basta…