Art. 33, § 1 da Constituição Federal de 88

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 33. A lei disporá sobre a organização administrativa e judiciária dos Territórios.
§ 1º Os Territórios poderão ser divididos em Municípios, aos quais se aplicará, no que couber, o disposto no Capítulo IV deste Título.

A Religião e o Estado Laico

A RELIGIÃO E O ESTADO LAICO RESUMO O objetivo deste trabalho é refletir e analisar a relação histórica e atual entre Estado e religião, e os problemas que derivam deste resultado. Podemos considerar…

A Religião e o Estado Laico

Resumo O objetivo deste trabalho é refletir e analisar a relação histórica e atual entre Estado e religião, e os problemas que derivam deste resultado. Podemos considerar que a liberdade é uma…

Guerra dos portos – ICMS – hipótese de incidência determinada pela localidade da trading importadora

Fonte de controvérsias entre Estados membros da federação, e que o Supremo Tribunal Federal reconheceu a repercussão geral, o Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu que a inteligência do artigo…
Auriney Brito, Advogado
há 8 anos

Da ação penal para crimes relacionados à lei maria da penha após decisão do STF

O dia 09 de fevereiro de 2012 representou um marco para os movimentos de repressão à violência doméstica contra a mulher. Nessa data foram julgadas pelo Supremo Tribunal Federal duas ações que tinham…