Artigo 31 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 31. A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei.
§ 1º O controle externo da Câmara Municipal será exercido com o auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Município ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios, onde houver.
§ 2º O parecer prévio, emitido pelo órgão competente sobre as contas que o Prefeito deve anualmente prestar, só deixará de prevalecer por decisão de dois terços dos membros da Câmara Municipal.
§ 3º As contas dos Municípios ficarão, durante sessenta dias, anualmente, à disposição de qualquer contribuinte, para exame e apreciação, o qual poderá questionar-lhes a legitimidade, nos termos da lei.
§ 4º É vedada a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais.
Senado
há 2 anos

Falta cumprimento dos direitos dos negros, segundo debatedores

Os debatedores ouvidos na sessão temática do Dia Internacional dos Direitos Humanos, realizada nesta segunda-feira (9) no Plenário do Senado, condenaram com ênfase as violações aos direitos da…
OAB - Sergipe
há 2 anos

OAB/SE presta homenagem aos constituintes sergipanos e reafirma necessidade de defesa da Constituição Federal

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, celebrou nesta segunda-feira, 28, os 31 anos de promulgação da Constituição Federal de 1988. O ato solene homenageou constituintes sergipanos e reafirmou…
OAB - Sergipe
há 2 anos

OAB/SE presta homenagem solene aos constituintes sergipanos e reafirma a necessidade de defesa diária da Constituição Federal

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, celebrou nesta segunda-feira, 28, os 31 anos de promulgação da Constituição Federal de 1988. O ato solene homenageou constituintes sergipanos e reafirmou…

Na Câmara, Santa Cruz celebra a Constituição Federal como um documento à liberdade

O presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, participou nesta terça-feira (29) de sessão solene realizada no Plenário da Câmara dos Deputados em homenagem aos 31 anos da Constituição Federal de…
Senado
há 2 anos

Sessão solene do Congresso celebra os 31 anos da Constituição

Os 31 anos da Constituição Federal de 1988, completados em 5 de outubro, foram celebrados numa sessão solene do Congresso Nacional nesta terça-feira (29). Principal símbolo do processo de…

Pacto federativo e equidade pautam evento sobre 31 anos da Constituição Federal

Os 31 anos da Constituição Federal de 1988, completados em 5 de outubro, motivaram encontro realizado neste mês na sede institucional da OAB SP (18/10). Em mesa integralmente composta por mulheres,…
Senado
há 2 anos

Congresso vai comemorar os 31 anos da Constituição Federal

A Constituição Federal completou 31 anos no dia 5 de outubro e, para comemorar a data histórica, o Congresso Nacional fará sessão solene na terça-feira (29), às 11h. A sessão foi pedida pelo…

Confira a programação da Rádio Justiça para esta sexta-feira (4)

Revista Justiça O programa desta sexta-feira fala sobre os 31 anos da Constituição Federal. Entre os demais temas tratados estão a consulta pública sobre as alterações nos rótulos dos alimentos…

Ação sobre cobrança de taxa bancária em Pernambuco tem rito abreviado

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, aplicou o rito abreviado ao trâmite de uma ação relatada por ele que discute a cobrança de taxas por bancos de Pernambuco. A medida permite que…

Adotado rito abreviado em ação contra norma de PE sobre cobrança de taxas por instituições financeiras

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes aplicou à tramitação da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6207 o rito abreviado previsto no artigo 12 da Lei 9.868/1999 (Lei das…