Inciso II do Artigo 14 do Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

CP - Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

Art. 14 - Diz-se o crime: (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)
II - tentado, quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente. (Incluído pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)
Pena de tentativa (Incluído pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)
Jonathan Ferreira, Estudante de Direito
mês passado

A fraude nas Vacinações

Recentemente, vimos diversos casos de profissionais de saúde que não aplicam as vacinas devidamente em pacientes, mais precisamente em idosos. Contudo, como se não bastassem todas as atrocidades que…
Mateus Estrela, Bacharel em Direito
mês passado

Diferenciação entre tentativa e a desistência voluntária de Hans Frank?

A tentativa ( art. 14, II, CP) ocorre a realização incompleta do tipo penal. Ocorre a prática dos atos executórios, mas não ocorre a consumação, por circunstâncias independentes a vontade do agente.
Renata Patrícia, Bacharel em Direito
há 2 meses

Apologia ao Crime art 287 do CP

Fiz um pequeno resumo de forma bem simples e básica para vocês entenderem oque é apologia ao crime. Vamos lá? Primeira coisa que devemos ter em mente é saber diferenciar apologia de incitação ao…

Das lesões corporais

Resumo: o presente conteúdo jurídico irá abordar a parte especial, dos crimes contra a pessoa, capítulo II, Das lesões corporais, como prevê o artigo 129 do código penal, de forma objetiva e de…

Legítima defesa: tentativa de homicídio ou lesão corporal?

RESUMO Apresenta-se uma reflexão jurídica, na seara do Direito Penal Militar, acerca da tipicidade direta da conduta de policial militar em determinada ocorrência durante o serviço policial, em que…

A ficção do ordenamento jurídico penal brasileiro

Bianca Venancio Lopes de Oliveira [1] Walter Sampaio Filho [2] RESUMO: O presente artigo científico possui como objetivo realizar a análise do crime continuado, previsto no artigo 71, do Código Penal…

Aspectos Gerais da Punibilidade de Atos Preparatórios - TEMA IV

PUNIBILIDADE DOS ATOS PREPARATÓRIOS O atual descredenciamento da dogmática jurídica penal, em especial a resistência na adoção da teorias da imputação objetiva do resultado face a fragmentação do…

STF e a Nova "Dogmática" (sic) do Crime Permanente

Autor: Eduardo Luiz Santos Cabette, Delegado de Polícia aposentado, Parecerista e Consultor Jurídico, Mestre em Direito Social, Pós – graduado em Direito Penal e Criminologia, Professor de Direito…
Talita Arantes, Estudante de Direito
há 3 meses

O Principio da Presunção de Inocência e a Prisão Definitiva em Segunda Instância: posicionamento jurisprudenciais frente aos aspectos da garantia constitucional

3. PRISÕES: ESPÉCIES E PROCEDIMENTOS O termo prisão apresenta um duplo sentido. O primeiro sentido refere-se ao ato de prender/capturar o indivíduo. A outra denotação refere-se ao local em que o…

Crime Tentado

circunstâncias alheias à vontade do agente, conforme prevê o art. 14 , inc. II , CP . Contudo, a estrutura da tentativa é... consumado”, é tênue a linha demarcatória que separa os atos …