Art. 21 da Constituição Federal de 88

Constituição Federal de 1988

ÍNDICE TEMÁTICO
Art. 21. Compete à União:
I - manter relações com Estados estrangeiros e participar de organizações internacionais;
II - declarar a guerra e celebrar a paz;
III - assegurar a defesa nacional;
IV - permitir, nos casos previstos em lei complementar, que forças estrangeiras transitem pelo território nacional ou nele permaneçam temporariamente;
V - decretar o estado de sítio, o estado de defesa e a intervenção federal;
VI - autorizar e fiscalizar a produção e o comércio de material bélico;
VII - emitir moeda;
VIII - administrar as reservas cambiais do País e fiscalizar as operações de natureza financeira, especialmente as de crédito, câmbio e capitalização, bem como as de seguros e de previdência privada;
IX - elaborar e executar planos nacionais e regionais de ordenação do território e de desenvolvimento econômico e social;
X - manter o serviço postal e o correio aéreo nacional;
XI - explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão, os serviços de telecomunicações, nos termos da lei, que disporá sobre a organização dos serviços, a criação de um órgão regulador e outros aspectos institucionais; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 8, de 15/08/95:)
XII - explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão:
a) os serviços de radiodifusão sonora, e de sons e imagens; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 8, de 15/08/95:)
b) os serviços e instalações de energia elétrica e o aproveitamento energético dos cursos de água, em articulação com os Estados onde se situam os potenciais hidroenergéticos;
c) a navegação aérea, aeroespacial e a infra-estrutura aeroportuária;
d) os serviços de transporte ferroviário e aquaviário entre portos brasileiros e fronteiras nacionais, ou que transponham os limites de Estado ou Território;
e) os serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros;
f) os portos marítimos, fluviais e lacustres;
XIII - organizar e manter o Poder Judiciário, o Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios e a Defensoria Pública dos Territórios; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 69, de 2012) (Produção de efeito)
XIV - organizar e manter a polícia civil, a polícia militar e o corpo de bombeiros militar do Distrito Federal, bem como prestar assistência financeira ao Distrito Federal para a execução de serviços públicos, por meio de fundo próprio; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
XV - organizar e manter os serviços oficiais de estatística, geografia, geologia e cartografia de âmbito nacional;
XVI - exercer a classificação, para efeito indicativo, de diversões públicas e de programas de rádio e televisão;
XVII - conceder anistia;
XVIII - planejar e promover a defesa permanente contra as calamidades públicas, especialmente as secas e as inundações;
XIX - instituir sistema nacional de gerenciamento de recursos hídricos e definir critérios de outorga de direitos de seu uso; (Regulamento)
XX - instituir diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive habitação, saneamento básico e transportes urbanos;
XXI - estabelecer princípios e diretrizes para o sistema nacional de viação;
XXII - executar os serviços de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
XXIII - explorar os serviços e instalações nucleares de qualquer natureza e exercer monopólio estatal sobre a pesquisa, a lavra, o enriquecimento e reprocessamento, a industrialização e o comércio de minérios nucleares e seus derivados, atendidos os seguintes princípios e condições:
a) toda atividade nuclear em território nacional somente será admitida para fins pacíficos e mediante aprovação do Congresso Nacional;
b) sob regime de permissão, são autorizadas a comercialização e a utilização de radioisótopos para a pesquisa e usos médicos, agrícolas e industriais; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 49, de 2006)
c) sob regime de permissão, são autorizadas a produção, comercialização e utilização de radioisótopos de meia-vida igual ou inferior a duas horas; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 49, de 2006)
d) a responsabilidade civil por danos nucleares independe da existência de culpa; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 49, de 2006)
XXIV - organizar, manter e executar a inspeção do trabalho;
XXV - estabelecer as áreas e as condições para o exercício da atividade de garimpagem, em forma associativa.
há 11 horas

Artigo sobre: Estatuto da Cidade

da Cidade, sendo criada para regulamentar os artigos 182 e 183 da Constituição Federal, tratando-se de políticas..., desde que os possuidores não sejam proprietários de outro imóvel urbano ou …
GEN Jurídico, Editor de Livro
há 10 dias

Privatização dos Correios e a Constituição

-las. Ocorre, porém, que a Constituição de 1988 dispõe no art. 21, X, que “compete à União manter o serviço postal.... Nesse contexto, o que o art. 21, X, da Constituição de 1988 significa? Em 2009, …
Pedro Pereira, Estudante de Direito
há 20 dias

Água como direito humano

pela qual passou o Brasil a partir da década de 1960, a Constituição Federal de 1988 destinou um capítulo inteiro ao meio...-se com os temas fundamentais da ordem jurídica constitucional. …
Beatriz Fonseca, Estudante de Direito
há 23 dias

Discussões sobre a Acessibilidade e Mobilidade Urbana no Direito Constitucional.

. 21 e o art. 182 da Constituição Federal objetivando a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria... de agosto de 2009. Com base no artigo 5º, § 3º da Constituição Federal de 19…

A responsabilidade dos Correios no extravio de mercadoria

pelo fornecimento de serviço que compete à União (art. 21 , X da Constituição Federal ) e, sendo assim, responde... , da Constituição Federal , senão vejamos: “CF/88 - Art. 37, § 6º: As pessoas …

Responsabilidade das Pessoas Jurídicas de Direito Privado Prestadores de Serviço Público

ocasionados por omissão. Dispõe da seguinte forma a Constituição Federal em seu artigo 37 § 6º : “ Art. 37. A administração... de serviço público, está prevista na Constituição Federal em seu artigo
Eduardo Santos, Estudante de Direito
mês passado

Restrição de Foro por prerrogativa de função como uma medida de prevenção contra a impunidade

do art. 102, “b”, da Constituição Federal de 1988. No âmbito federal, a Constituição Federal prevê um rol taxativo para... nas Constituições Estaduais, nos termos do art. 125, § 1 da Constituição Fe…
Jamimi Gomes, Estudante de Direito
há 2 meses

Despesas públicas

, as despesas referentes ao inciso XIV do caput do art. 21, todos da Constituição Federal, e as complementações..., 2018, p. 185) Tal temática é abordada pelo art. 100 da Constituição Federal: “Art. …
José Queiroz, Estudante de Direito
há 2 meses

A Regulamentação de Patinetes Elétricos

). Ao Distrito Federal cabem as competências estaduais e municipais, conforme art. 32, §1º, CF/88. 3.1.1 Técnicas de repartição..., positivado no art. 5º, II, da CF/88, o qual estabelece que ninguém …

D. Tributário. É possível a instituição de isenção de tributo de competência estadual por lei federal? E por tratado internacional?

. O artigo 21 , I , da Constituição Federal estabelece que a União é competente para representar a República Federativa... do artigo 151 , inciso III , da Constituição Federal , é a chamada isenção …