Artigo 20 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 20. São bens da União:
I - os que atualmente lhe pertencem e os que lhe vierem a ser atribuídos;
II - as terras devolutas indispensáveis à defesa das fronteiras, das fortificações e construções militares, das vias federais de comunicação e à preservação ambiental, definidas em lei;
III - os lagos, rios e quaisquer correntes de água em terrenos de seu domínio, ou que banhem mais de um Estado, sirvam de limites com outros países, ou se estendam a território estrangeiro ou dele provenham, bem como os terrenos marginais e as praias fluviais;
IV - as ilhas fluviais e lacustres nas zonas limítrofes com outros países; as praias marítimas; as ilhas oceânicas e as costeiras, excluídas, destas, as áreas referidas no art. 26, II;
(Revogado)
IV as ilhas fluviais e lacustres nas zonas limítrofes com outros países; as praias marítimas; as ilhas oceânicas e as costeiras, excluídas, destas, as que contenham a sede de Municípios, exceto aquelas áreas afetadas ao serviço público e a unidade ambiental federal, e as referidas no art. 26, II; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 46, de 2005)
V - os recursos naturais da plataforma continental e da zona econômica exclusiva;
VI - o mar territorial;
VII - os terrenos de marinha e seus acrescidos;
VIII - os potenciais de energia hidráulica;
IX - os recursos minerais, inclusive os do subsolo;
X - as cavidades naturais subterrâneas e os sítios arqueológicos e pré-históricos;
XI - as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios.
§ 1º É assegurada, nos termos da lei, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, bem como a órgãos da administração direta da União, participação no resultado da exploração de petróleo ou gás natural, de recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica e de outros recursos minerais no respectivo território, plataforma continental, mar territorial ou zona econômica exclusiva, ou compensação financeira por essa exploração.
(Revogado)
§ 1º É assegurada, nos termos da lei, à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios a participação no resultado da exploração de petróleo ou gás natural, de recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica e de outros recursos minerais no respectivo território, plataforma continental, mar territorial ou zona econômica exclusiva, ou compensação financeira por essa exploração. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 102, de 2019) (Produção de efeito)
§ 2º A faixa de até cento e cinqüenta quilômetros de largura, ao longo das fronteiras terrestres, designada como faixa de fronteira, é considerada fundamental para defesa do território nacional, e sua ocupação e utilização serão reguladas em lei.

Fundamentação Jurídica: Como Escolher as Leis Certas para seu Pedido

A fundamentação jurídica é um dos pilares mais importantes de uma petição inicial. Ela consiste na indicação das leis e normas que sustentam o pedido do autor, fornecendo ao juiz a base legal…
3
0

Página 98 da Seção 3 do Diário Oficial da União (DOU) de 24 de Maio de 2024

Da forma de participação à sessão pública virtual: a) A sessão pública virtual da Audiência Pública será realizada totalmente online, no dia 26/06/2024 das 09h as 11h, por meio da plataforma TEAMS.
0
0

Página 13 do Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (APRECE) de 24 de Maio de 2024

transparência da gestão fiscal, observando-se o princípio da publicidade e permitindo o amplo acesso da sociedade a todas as informações relativas a cada uma dessas etapas. Parágrafo único . Para o…
0
0

Página 33 do Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (APRECE) de 24 de Maio de 2024

§ 1º - Os recursos estimados na Lei Orçamentária para 2025 serão destinados, preferencialmente, para as prioridades e metas estabelecidas nos Anexos do Plano Plurianual não se constituindo, todavia,…
0
0

Página 49 do Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (APRECE) de 24 de Maio de 2024

I. da existência de disponibilidade em função do cumprimento de programação; II. de prévia aprovação do Secretário Municipal de Saúde em conjunto com o Secretário Municipal de Planejamento e…
0
0

Página 1127 da Regular do Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina (DOM-SC) de 24 de Maio de 2024

RETIFICAÇÃO DO CONTRATO PMF Nº 140/2022 Publicação Nº 6001475 ESTADO DE SANTA CATARINA GOVERNO DO MUNICÍPIO DE FORQUILHINHA APOSTILAMENTO RETIFICAÇÃO DO CONTRATO PMF Nº 140/2022 ACOMPANHAMENTO…
0
0

Página 71 do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) de 24 de Maio de 2024

c) Ao Órgão Técnico, determino que junto com o Ofício seja enviado a cópia deste Despacho, do Informação nº 49/2024-DICAPE, (fls. 20-21). Vencido o prazo concedido acima, havendo ou não resposta do…
0
0

Página 8 da Administrativo do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1) de 24 de Maio de 2024

O VICE – PRESIDENTE NO EXERCÍCIO REGIMENTAL DA PRESIDÊNCIA DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA PRIMEIRA REGIÃO , no uso de suas atribuições legais e regimentais, resolve: Designar o Diretor de…
0
0

Página 4346 do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de 24 de Maio de 2024

Feito breve relato, decido. Por primeiro, consoante o decidido pelo Plenário desta Corte na sessão realizada em 09.03.2016, o regime recursal será determinado pela data da publicação do provimento…
0
0

Página 5187 do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de 24 de Maio de 2024

juntada de documentos que não se referem a fatos novos ou não foram apresentados no momento processual oportuno, ou seja, logo após a intimação da parte para se manifestar sobre o laudo pericial por…
0
0