Artigo 18 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.
§ 1º Brasília é a Capital Federal.
§ 2º Os Territórios Federais integram a União, e sua criação, transformação em Estado ou reintegração ao Estado de origem serão reguladas em lei complementar.
§ 3º Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar.
§ 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios preservarão a continuidade e a unidade histórico-cultural do ambiente urbano, far-se-ão por lei estadual, obedecidos os requisitos previstos em Lei Complementar estadual, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações diretamente interessadas.
(Revogado)
§ 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 15, de 1996) Vide art. 96 - ADCT
Tiago Oliveira, Advogado
há 6 dias

A obrigação da adoção das regras de aposentadoria e pensão instituídas pela EC 103/19 pelos Estados e Municípios

1) Introdução Sabe-se que a Emenda Constitucional nº 103, de 12 de novembro de 2019, alterou o sistema nacional de previdência, atingindo substancialmente normas estatutárias que impactavam os fundos…

Texto 08: Competência tributária e a capacidade tributária ativa.

Olá, Jorge Henrique Sousa Frota escrevendo aqui mais uma vez. Texto 08 de 365. Seguindo com o nosso projeto, que é o de falar sobre exame da ordem em direito tributário todos os dias, durante um ano…
Ricardo Silva, Advogado
há 2 meses

ITBI/ITIV e a sua não incidência quando da incorporação de bens imóveis pela pessoa jurídica em realização de capital e o reflexo nos municípios.

Ricardo Henrique Campos da Silva RESUMO O presente trabalho tem por finalidade analisar a possibilidade do contribuinte não arcar com o ônus da tributação relativa ao Imposto de Transmissão Inter…

Intolerância Religiosa

A intolerância religiosa é algo vivenciado há séculos, mas nesse momento de pandemia tem aumentado. É muito comum a discussão de lideres religiosos que se manifestam de maneira intolerante, a idéia…

Da organização politico adminstrativa das competência da união, estados e municipios

DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA: DAS COMPETÊNCIAS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS. Da organização político-administrativa do Brasil, conforme o mandamento cristalino do artigo 18 da…

Organização dos Estados

Vamos Saber sobre Organização do Estado: esquema de revisão para OAB a FORMA DE ESTADO b FORMA DE GOVERNO c SISTEMAS DE GOVERNO: Ø Forma de Estado: 1- Unitário: durante o Brasil colônia o Brasil foi…
Sthefany Costa, Advogado
há 3 meses

Análise da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 811-MC/DF à luz da Teoria Geral dos Direitos Fundamentais

RESUMO A presente monografia, cuja investigação se dá na vertente da Escola Histórica do Direito, com a utilização do método de pesquisa historiográfico jurídico e da jurisprudência dos interesses e…
Renato Almeida, Advogado
há 3 meses

Dos Direitos Políticos e do Exercício do Voto.

DIREITOS POLÍTICOS Conceito: Os direitos políticos são a exteriorização da soberania popular, é o conjunto de regras e princípios que regem o exercício da soberania popular. Algumas dessas regras…

O Dever Fundamental De Pagar Impostos Em Um Estado Democrático De Direito

Autora: Ana Paula dos Santos Sousa– Graduanda em Direito pela Faculdade Luciano Feijão (FLF); E-mail: an_paulla1@hotmail.com . Autora: Anna Sara Farias de Vasconcelos – Bacharel em Direito pela…
Carolina Valiati, Bacharel em Direito
há 3 meses

Formação dos Municípios- resumo + questão antiga da OAB sobre o tema (direito constitucional)

O art. 18, §4°, da Carta Magna prevê as regras para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de Municípios , que deve seguir as seguintes etapas: 1. lei complementar federal determinará o…