Artigo 16 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 16 A lei que alterar o processo eleitoral só entrará em vigor um ano após sua promulgação .
Art. 16. A lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 4, de 1993)
Carlos Lemes, Estudante de Direito
há 10 dias

Presidencialismo de coalizão

RESUMO O Direito Constitucional se dedica ao estudo das normas constitucionais por meio de análise e interpretação. Essas normas estão na essência do Estado soberano e no ápice da pirâmide normativa…
1
0

Inconstitucionalidade e antinomia do prazo mínimo de um ano para transferência de domicílio eleitoral

INCONSTITUCIONALIDADE E ANTINOMIA DO PRAZO MÍNIMO DE UM ANO PARA TRANSFERÊNCIA DE DOMICÍLIO ELEITORAL . Rubens Cavalcante da Silva 1 A soberania e a cidadania são os dois primeiros dos cinco…
1
0

Senado: Elitismo e simbolismo na Apreciação de Indicações

PALAVRAS-CHAVE: Bourdieu; Câmara dos Deputados; Elite; Legística; Prática Legislativa; Pierre Bourdieu; Política; Projeto de Lei; Senado. 1. INTRODUÇÃO O Senado é uma instituição construída…
1
2
Leonardo Argenti, Advogado
há 9 meses

A Ressocialização do Condenado no Brasil

LEONARDO ARCAZAS ARGENTI A RESSOCIALIZAÇÃO DO CONDENADO NO BRASIL ARARAQUARA 2022 LEONARDO ARCAZAS ARGENTI A RESSOCIALIZAÇÃO DO CONDENADO NO BRASIL Monografia apresentada como exigência parcial para…
0
0
Eduardo Meyer, Estudante de Direito
há 10 meses

Prova comentada - Promotor de Justiça - MPSC- 2023 - Cebraspe

Em construção... Segue 10 primeiras questões de Constitucional MPSC 2023 1. A noção de República como forma de governo do Brasil está intrinsecamente ligada à ideia de igualdade e de ausência de…
2
0

O Exercício dos Direitos Fundamentais no Espaço Urbano (ODS 11)

Maria da Glória Colucci [1] 1 INTRODUÇÃO A OAB - Ordem dos Advogados do Brasil, dentre suas finalidades, consoante a Lei n. 8.906/94, art. 44, I, deve “[...] defender a Constituição, a ordem jurídica…
1
0

Do limite para contratação decorrente da Lei de Responsabilidade Fiscal

Por Benigno Núñez Novo e Maria do Socorro Freitas de Brito A prestação de serviços públicos exige um grande número de servidores, de modo que a despesa com o pagamento desses servidores é, quase…
2
0
Edirlei Souza, Advogado
ano passado

Um Novo Código Eleitoral e o impacto nas Eleições 2024

No dia 03/08/2021, por meio de um requerimento subscrito por oito deputados federais, sob a liderança da Deputada Soraya Santos (PL/RJ), foi protocolado o Projeto de Lei Complementar n. 112/2021 (PLP…
3
0
Fabiano Faes, Advogado
ano passado

O Exercício do Cargo de Secretário por detentor de Mandato Eletivo: Vice-Prefeito.

É recorrente o tema afeto a possibilidade do agente político investido no mandato de Vice-Prefeito poder exercer o cargo de Secretário Municipal. Dentre os debates, o que mais emerge é sobre a…
1
0

Concurso público: manual prático para análise

Os primeiros registros históricos de concursos públicos provêm da China Antiga, por volta de 2.300 a.C, onde há registro de que os oficiais militares, após três anos de serviço, eram submetidos a…
1
0