Parágrafo 4 Artigo 14 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:
§ 4º São inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos.

Ação de Impugnação de Registro de Candidatura - AIRC

AÇÃO DE IMPUGNAÇÃO DE REGISTRO DE CANDIDATURA – AIRC Rubens Cavalcante Rabelo da Silva [ 1 ] Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos…
1
0

Um caso de cassação de registro de candidatura

UM CASO DE CASSAÇÃO DE REGISTRO DE CANDIDATURA Rogério Tadeu Romano Transcrevo parte da reportagem do Consultor Jurídico, em 16 de maio de 2023: “Ciente de que os 15 procedimentos administrativos dos…
1
0

Vice-prefeito que assume o mandato do titular e é eleito prefeito na eleição imediatamente seguinte pode disputar a reeleição?

i. Generalidades sobre a inelegibilidade no Direito brasileiro De acordo com GOBATTO JÚNIOR (2016, p. 29) [1] , inelegibilidade “[...] é um termo que designa a falta de condições reais e legais de um…
1
1
Vitória Calmon, Bacharel em Direito
há 2 anos

Os Direitos políticos dos presidiários no Brasil.

A cidadania é um princípio fundamental, previsto na Constituição Federal de 1988, consoante a esse princípio, estão elencados diversos outros, como o da dignidade humana, da soberania popular, da…
6
0

O perdão da pena não extingue os efeitos secundários da condenação, incluindo a inelegibilidade

O PERDÃO DA PENA NÃO EXTINGUE OS EFEITOS SECUNDÁRIOS DA CONDENAÇÃO, INCLUINDO A INELEGIBILIDADE Rogério Tadeu Romano I – O FATO Em sua edição de 3 de setembro de 2022, informou o Estadão: “O Tribunal…
1
0

A inelegibilidade do analfabeto no processo eleitoral.

No Brasil, os analfabetos não podem eleger-se (artigo 14, § 4o , Constituição brasileira de 1988) e, para eles, o alistamento eleitoral e o voto são facultativos (artigo 14, § 1o , II, “a”,…
2
0

Inelegibilidades

INELEGIBILIDADES Rogério Tadeu Romano A inelegibilidade revela impedimento à capacidade eleitoral passiva(direito de ser votado). Obsta a elegibilidade e se afasta da incompatibilidade que é…
2
0

Quais são os requisitos para a elegibilidade?

ATENÇÃO: Veja esse artigo até o final pois esquematizamos todo esse conteúdo de uma forma bem simples e fácil para você aplicar na maioria das provas. Quem são os inelegíveis? Para entendermos quem…
10
0

A inelegibilidade reflexa do cônjuge na interpretação da súmula vinculante nº 18 do Supremo Tribunal Federeal

INTRODUÇÃO A sociedade escolhe seu representante, o direito eleitoral e o instituto que regula e promovem esse direito inerente ao cidadão brasileiro. Ele é responsável pelo processo que conduz a…
2
0

Controle de convencionalidade.

Controle de convencionalidade é a verificação de conformidade de atos internos (comissivos ou omissivos) em face de normas internacionais. Pode ter efeito negativo, ao invalidar normas e decisões…
2
0