Parágrafo 2 Artigo 14 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:
§ 2º Não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o período do serviço militar obrigatório, os conscritos.

Conceitos e Direto eleitoral do Brasil Frente a Constituição

Conceito: Direito Eleitoral é o ramo do Direito Público que tem como objetivo regulamentar o exercício do direito fundamental de sufrágio (direito de votar e ser votado) para garantir a soberania…
1
0

Direito Eleitoral Politico dos Representantes Público do Brasil

1. TEMAS INTRODUTÓRIOS CONCEITO E SISTEMAS ELEITORIAIS Conceito: Direito Eleitoral é o ramo do Direito Público que tem como objetivo regulamentar o exercício do direito fundamental de sufrágio…
2
0
Vitória Calmon, Bacharel em Direito
há 2 anos

Os Direitos políticos dos presidiários no Brasil.

A cidadania é um princípio fundamental, previsto na Constituição Federal de 1988, consoante a esse princípio, estão elencados diversos outros, como o da dignidade humana, da soberania popular, da…
7
0

Prelúdios de Direito Eleitoral

Voto, escrutínio e sufrágio. Inicialmente, cabe destacar que não há equivalência semântica em torno aos conceitos de: voto, sufrágio e escrutínio. Visando a diferenciá-las, passemos às definições.
1
0

Os presos estrangeiros têm direito aos mesmos “benefícios” que os brasileiros na Execução Penal?

É do co conhecimento de todos que nos últimos anos tem aumentado o número de estrangeiro no Brasil e infelizmente uma parte deles tem inveredado pelo caminho do crime. Daí surge a pergunta, será se…
3
0
Hariel Mikolay, Advogado
há 3 anos

Princípio da democracia participativa como fundamento constitucional para políticas de segurança pública

RESUMO O presente trabalho inicia com a análise do conflito entre os conceitos de polícia, democracia e sociedade, estudando a inclusão da segurança pública na Constituição Federal , bem como o povo…
1
0
Kathleen Karnal, Advogado
há 3 anos

Análise acerca da (in)constitucionalidade da instituição do voto impresso no Brasil

A garantia constitucional do voto secreto foi introduzida ao ordenamento jurídico brasileiro pela primeira vez com o Código Eleitoral de 1932, acompanhado de outras modalidades de prevenção de…
1
0

Posso votar? E ser eleito? Requisitos constitucionais para exercício do sufrágio universal

O voto, figura amplamente difundida em nosso país, trata-se de é uma forma de demonstrar escolha, opinião ou preferência por algo que está sendo colocado em votação. Apesar de nem sempre ser…
1
0
há 4 anos

Norma Constitucional e Direito Intertemporal

Reis Friede 1 Resumo: o presente artigo discorre sobre o conceito e a classificação das normas constitucionais, analisando, ainda, os fenômenos da recepção, repristinação, desconstitucionalização e…
2
0

Nacionalidade

Élcio Domingues de Silva¹ George Felipe Domingues de Jesus ² ¹ Docente da disciplina de Direito Constitucional II no Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais ² Acadêmico de Direito do 8º matutino…
2
0