Parágrafo 1 Artigo 6 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição . (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 90, de 2015)
Parágrafo único. Todo brasileiro em situação de vulnerabilidade social terá direito a uma renda básica familiar, garantida pelo poder público em programa permanente de transferência de renda, cujas normas e requisitos de acesso serão determinados em lei, observada a legislação fiscal e orçamentária (Incluído pela Emenda Constitucional nº 114, de 2021) (Vide Lei nº 14.601, de 2023)

É Possível Acumular o BPC/Loas com o Bolsa Família? Descubra Aqui!

Você já se perguntou se é possível acumular o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) com o Bolsa Família? Esta questão tem sido debatida há anos, mas finalmente temos uma resposta clara! Vamos…
2
0

O Mínimo Existencial da Pessoa Jurídica

Centro Universitário Maurício de Nassau – UNINASSAU Curso de Direito Trabalho de Conclusão de Curso O MÍNIMO EXISTENCIAL DA PESSOA JURÍDICA A Proteção do Patrimônio Mínimo CARUARU - PE 2023 CARLOS…
1
0

A (In)constitucionalidade do Critério Objetivo da Miserabilidade para Efeitos Da Concessão do Benefício Assistencial Estipulado pela Lei n. 8.742/93

RESUMO Este artigo visa analisar sobretudo a (in) constitucionalidade do requisito miserabilidade (baixa renda), previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) de 1993 para a devida concessão…
1
0
Deyse Reis, Bacharel em Direito
há 10 meses

Nova lei permite expressamente a cumulação de BPC/LOAS com Bolsa Família

Há anos, ocorreram debates sobre a possibilidade de acumulação do Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC LOAS) com o programa Bolsa Família . Inicialmente, a Lei…
1
0
Edson Veloso, Advogado
ano passado

Responsabilidade Fiscal e Responsabilidade Social na Constituição Federal

Responsabilidade Fiscal e Responsabilidade Social na Constituição Federal Uma abordagem à luz do Princípio da Dignidade da Pessoa Humana Edson Rodrigues Veloso [1] Érica Di Gênova [2] RESUMO O…
3
0

Precatório ao Sul do Equador

PRECATÓRIO AO SUL DO EQUADOR Antes de adentrar o assunto, uma pequena definição sobre o tema: “Precatórios são formalizações de requisições de pagamento de determinada quantia, devida pela Fazenda…
2
0

Emenda Constitucional nº 114/2021

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 114 , DE 16 DE DEZEMBRO DE 2021. Altera a Constituição Federal e o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para estabelecer o novo regime de pagamentos de…
1
0

Alteração em vigência na Constituição Republica Federativa do Brasil em 2021

DOS DIREITOS SOCIAIS Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à…
1
0

Alteração em vigência na Constituição Republica Federativa do Brasil em 2021

Alteração em vigência na Constituição Republica Federativa do Brasil em 2021 DOS DIREITOS SOCIAIS Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte,…
1
0
Helena Telino, Advogado
há 5 anos

É possível expressar-se livremente nas mensagens de WhatsApp enviadas para parentes próximos, sem temer perseguições judiciais por violações da honra

Imaginem a seguinte situação: um casal no auge de uma crise conjugal. A esposa descobre a traição do marido. Os nervos estão aos rubros. O casal começa a discutir. O filho menor chora. Nervoso, o…
1
1