Parágrafo 2 Artigo 242 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 242. O princípio do art. 206, IV, não se aplica às instituições educacionais oficiais criadas por lei estadual ou municipal e existentes na data da promulgação desta Constituição, que não sejam total ou preponderantemente mantidas com recursos públicos.
§ 2º O Colégio Pedro II, localizado na cidade do Rio de Janeiro, será mantido na órbita federal.
há 20 dias

Teoria da Constituição e da Norma Constitucional

Teoria da Constituição e da Norma Constitucional Reis Friede 1 Resumo: o presente artigo discorre sobre a teoria.... Introdução 2. Constitucionalismo e Estado Democrático de Direito 3. Constituição

Constituição: conceito, sentidos, teorias e classificação.

constitucionais. Ex: o artigo 242 § 2º CF , é exemplo de norma formalmente constitucional, porque não é decisão política...: Constituição de 88, portuguesa, espanhola. Constumeira (não-escrita ou …

O que é Constituição?

. 242 , §§ 1º e 2º , CF - é matéria adstrita à lei, mas que está na Constituição , podendo ser reformadas por processo..., que nunca poderão ser reformadas. A 2ª será que estiver no texto escrito, …

Constituição Material e Constituição Formal

direitos fundamentais, ao passo que o art. 242 , § 2º , da CF/88 , é norma apenas formalmente constitucional, pois, embora... formalmente de Constituição , aprovado mediante um processo …

Judicialização da Saúde:

1. INTRODUÇÃO O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), através do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde, divulgou relatório dos números do Poder Judiciário em no que tange ao direito à saúde. O…

Constituição. Conceitos. Concepções. Sentidos. Do Patrimonialismo Protecionista Brasileiro ao "Crowdsourced Constitution".

* Ressalta-se, ANTES DE TUDO, que TAIS ACEPÇÕES são PROVENIENTES das EXPERIÊNCIA CONSTITUCIONAIS OCIDENTAIS da ESCOLA (TRADIÇÃO) ROMANO-GERMÂNICA, tanto da EUROPEU CONTINENTAL ("ANTIGO REGIME" ou…

A Constituição e seus sentidos: sociológico, político e jurídico

A) Concepção Sociológica: Proposta por Ferdinand Lassalle no livro " A essência da Constituição ". Enxerga a Constituição sob o aspecto da relação entre os fatos sociais dentro do Estado. Para…

Como aprender a Classificação das Constituições de forma definitiva?

Tempos atrás estava resolvendo provas de concursos públicos e errei uma questão sobre a classificação das constituições, um dos temas mais recorrentes de todos os tempos. Como advogado e entusiasta…
Victor Pereira, Estudante de Direito
há 2 anos

A supremacia da Carta Magna na pirâmide normativa, suas características e o Instrumento de controle de constitucionalidade no direito brasileiro

CONSTITUIÇÃO E ESTADO  Conforme a tese defendida por Hans Kelsen (1881–1973) a norma suprema de um estado é a sua constituição. Dela deverá todas as outras normas estar verticalmente em obediência.
Joycemar Tejo, Advogado
há 3 anos

Constituição: conceitos básicos e classificação (2)

No post anterior falei das constituições quanto à sua rigidez . Falemos, agora, de outra classificação: quanto à sua procedência , isto é, de como ela veio à luz. Nesse sentido ela pode ser…